Siga nossas redes sociais:

O phishing digital merece atenção especial

phishing digital

O phishing digital merece atenção especial

Em um cenário em que os dados estão no centro das operações empresariais, compondo os mais diferentes processos e atividades, ataques cibernéticos como o phishing digital se tornaram incidentes ainda mais comuns no mercado.

Para se ter uma dimensão do problema, um estudo recente apontou que, em 2020, o Brasil foi o líder mundial no ranking de phishing. Nesse contexto, um a cada cinco brasileiros foi alvo dessa prática.

Diante desse cenário, fica claro que o phishing digital merece toda a atenção. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para tratar sobre o tema. Acompanhe!

Afinal, o que é phishing digital?

O conceito de phishing digital traduz uma das práticas criminosas mais populares e danosas da atualidade. Trata-se de uma modalidade de golpe cibernético cujo elemento principal é a fraude, empregada a partir de interações falsas com usuários por meio de SMS, e-mail e outros canais de comunicação.

Assim, nesse tipo de ilícito, o que o criminoso faz é entrar em contato com a vítima, se passando por outra pessoa – na maioria dos casos, um funcionário de uma empresa conhecida –, para ganhar a atenção e confiança do usuário.

A partir disso, diferentes técnicas são utilizadas para realizar uma verdadeira “pescaria” de dados e informações sensíveis da vítima, os quais podem ser empregados em outras fraudes.

Como funciona esse tipo de golpe?

O phishing digital pode acontecer a partir dos mais diferentes canais de comunicação. Por exemplo, é possível que o criminoso utilize e-mails, redes sociais e aplicativos de mensagens para entrar em contato com a vítima.

Esse contato, na maioria dos casos, é realizado de forma fraudulenta, com o criminoso se passando por outra pessoa ou por uma empresa. Além disso, toda a abordagem é planejada, de forma que tudo pareça real e não levante qualquer suspeita.

Assim, sem imaginar que um e-mail, um SMS ou contato telefônico possa ser danoso, na verdade, trata-se de um golpe. A vítima tende a confiar nas interações – principalmente quando o golpista se passa por empresas conhecidas, com as quais o usuário já tem uma relação.

A partir disso, explorando a confiança ou a falta de atenção da vítima, o criminoso pode, fraudulentamente, solicitar determinadas ações ao usuário. Por exemplo, é muito comum requerer o acesso a links ou ao fornecimento de dados pessoais.

Dessa forma, ao clicar no link, a vítima é redirecionada para páginas falsas extremamente semelhantes às legítimas. Nessa hora, todo tipo de dado pode ser solicitado ao usuário, que acredita estar fornecendo-os a uma empresa confiável. No entanto, está entregando a um criminoso.

Quais são os tipos de phishing digital?

O phishing é, sem dúvida, uma das modalidades de ataques cibernéticos mais comuns na atualidade. Entre outros pontos, isso se deve a variedade de formas como ela pode ser aplicada. Conheça algumas!

Scam

O phishing scam é o tipo em que o criminoso tenta induzir a vítima a fornecer determinadas informações – como dados bancários, credenciais de acesso e informações pessoais – a partir da abertura de links fraudulentos e arquivos infectados com malwares.

Blind Phishing

É a modalidade mais comum de phishing. Nela, e-mails fraudulentos são disparados em massa, alcançando uma grande quantidade de pessoas, mas sem nenhum tipo de critério.

Dessa forma, o criminoso conta com a desatenção ou inexperiência de algum usuário para que clique em um link ou execute uma ação específica.

Clone phishing

Como o próprio termo indica, o clone phishing envolve a clonagem de sites, redirecionando o usuário para um ambiente falso, onde seus dados podem ser capturados.

Nessa modalidade de golpe, a vítima acredita estar acessando uma página verdadeira, dada a semelhança visual. No entanto, trata-se de um site falso, cuja função é induzir o usuário a erro, fazendo com que ele forneça seus dados.

Como identificar o phishing digital?

Devido à sofisticação dos ataques de phishing e a ousadia dos criminosos, identificar esse tipo de ação maliciosa nem sempre é simples. Prova disso é que, diariamente, uma grande quantidade de pessoas são vítimas de phishing.

Apesar disso, é possível se proteger das investidas criminosas e evitar prejuízos. Para isso, no entanto, é preciso estar consciente dos riscos existentes nos meios digitais e, principalmente, se antecipar, agindo preventivamente.

Nesse sentido, existem diferentes práticas que precisam fazer parte da rotina de todo usuário de internet e de serviços digitais. Afinal, é nesse meio que o phishing digital faz suas vítimas.

Assim, por exemplo, é fundamental checar a origem de mensagens e interações recebidas de terceiros, seja por e-mail, SMS ou em redes sociais – especialmente quando não foi solicitado nenhum contato.

Além disso, é importante estar atento ao conteúdo das mensagens, avaliando se não existem indícios de que pode se tratar de um golpe, como:

  • erros de digitação;

  • linguagem anormal ou pouco profissional;

  • mensagens desconfiguradas;

  • presença de imagens de baixa qualidade;

  • presença de links.

Como se proteger desse ataque?

Embora ninguém esteja imune aos ataques cibernéticos, é sempre possível adotar uma postura preventiva e minimizar os riscos de se tornar um alvo. No caso do phishing digital não é diferente.

Com a postura adequada, é possível tornar a utilização dos meios digitais mais segura. Nesse sentido, medidas simples podem te proteger do phishing digital, como:

  • desconfiar de toda e qualquer mensagem recebida;

  • checar a origem da mensagem;

  • nunca abrir anexos de contatos desconhecidos;

  • nunca fornecer dados por e-mail;

  • checar o destino de links.

Conte com a Centric para proteger a sua empresa!

Lidar com os desafios da Era Digital, sobretudo no que diz respeito à segurança, não é tarefa simples. Os ataques cibernéticos estão cada vez mais sofisticados e potencialmente danosos, realidade que exige atenção e investimentos por parte das empresas para resguardar suas atividades e clientes.

Ciente dessa realidade, a Centric trabalha para oferecer o que há de mais eficiente e inovador no cenário da segurança e tecnologia da informação. A partir de um amplo portfólio de serviços e soluções, auxiliamos negócios nas mais diferentes demandas e desafios da Era Digital.

Entre essas soluções, destacam-se:

  • EventLog Analyzer: permite centralizar os logs de todos os servidores, aplicações e dispositivos de rede de sua empresa;

  • Firewall Analyzer: software de análise de log e de gerenciamento de configuração de software que auxilia o trabalho dos administradores;

  • Log360: ferramenta de gerenciamento de log e segurança de rede, que oferece controle total sobre a rede;

  • Network Configuration: solução que garante o controle total do gerenciamento do ciclo de vida da configuração dos dispositivos da sua rede;

  • Cloud Security Plus: protege sua nuvem e dá total visibilidade às infraestruturas de nuvem da AWS e do Azure;

  • Patch Manager Plus: mantenha 100% de segurança, protegendo aplicativos de terceiros contra vulnerabilidades e ameaças;

  • ESET Antivírus: solução completa de segurança, implementada em dispositivos da empresa para prevenir ciberataques de forma ativa.

Por fim, independentemente de qual seja o desafio de segurança que a sua empresa precisa lidar, a Centric oferece a solução ideal. Assim, para além da proteção contra o phishing digital, oferecemos ferramentas completas, capazes de reforçar a segurança de forma ampla e eficiente.

Entre em contato hoje mesmo com a Centric e garanta a segurança que a sua empresa necessita para operar com tranquilidade na Era Digital!