Recuperação de dados e nuvem: confira como os dois conceitos andam lado a lado
Uma das grandes preocupações do mercado atual diz respeito à recuperação de dados. Este é um tema de grande importância, já que representa a garantia de que suas informações estarão seguras. O que poucas pessoas sabem é que este conceito está diretamente ligado ao cloud computing, ou computação em nuvem.
Com a mudança dos data centers para os servidores virtuais, algumas organizações necessitam se adequar a essa nova realidade. Mais do que isso: elas devem compreender como as duas ferramentas trabalham juntas e quais motivos levam essa parceria a ser tão interessante para a empresa.
Ficou interessado neste tema? Confira o resto do nosso conteúdo para entender melhor a relação entre os assuntos. Aproveite também para conferir mais informações sobre a nuvem e como se dá essa conexão!
Entenda mais sobre a tecnologia de nuvem
Podemos descrever a computação em nuvem como uma maneira mais acessível e sem limites para executar tarefas pela internet. Na prática, essa tecnologia possibilita que uma empresa possua suas informações, arquivos e até programas em um servidor virtual. Logo, ao invés de salvar tudo em um data center, é possível transferir para a nuvem.
Ainda abordaremos a relação entre essa tecnologia com a recuperação de dados, mas já é possível iniciar o pensamento. Para isso, basta compreender que tudo que é colocado lá fica disponível ao acesso dos demais usuários autorizados a qualquer momento, de qualquer local e por meio de qualquer dispositivo.
Portanto, se apresentando como uma das maiores tendências no que diz respeito à transformação digital dos negócios.
Modelos
Um ponto interessante para compreender o funcionamento da computação em nuvem e seu relacionamento com a recuperação de dados está em seus modelos. Há mais de uma forma de se adotar tal estratégia, sendo preciso analisar o que melhor te auxiliará tendo em vista suas necessidades. Veja!
- Pública: um servidor de nuvem pertencente a um provedor que atua como terceirizado no fornecimento e na administração do espaço virtual. Assim, pode ser utilizado por várias empresas ao mesmo tempo;
- Privada: solução individual e exclusiva utilizada por uma organização para atualizar seu data center. Pode estar em provedores terceirizados ou no próprio espaço físico da companhia;
- Híbrida: união entre os modelos público e privado com objetivo de compartilhar aplicativos e arquivos entre elas. Oferece mais flexibilidade, segurança e otimiza a infraestrutura.
Atuações
Além dos modelos disponíveis no mercado, também é válido ressaltar que os serviços de cloud computing podem ser categorizados de três formas distintas. A escolha varia de acordo com sua atuação no cotidiano da empresa e como ele é oferecido aos usuários. Destes, os modelos de atuação mais importantes são:
- SaaS (Software as a Service): o software como um serviço representa programas e aplicativos que são distribuídos por meio da nuvem. Para isso, são hospedados na nuvem enquanto aos usuários cabe apenas utilizar a ferramenta;
- IaaS (Infrastructure as a Service): a infraestrutura como serviço está relacionada à categoria mais básica de serviços de nuvem. Aqui, aluga-se a infraestrutura de TI de um fornecedor de nuvem e paga-se de acordo com a utilização;
- PaaS (Platform as a Service): por fim, a plataforma como serviço atua de maneira a oferecer um ambiente sob demanda. Sua principal utilização está no desenvolvimento e teste de novos softwares e aplicativos.
Como a nuvem se relaciona com a recuperação de dados?
Entendendo como funciona e quais são os modos de atuação da nuvem, chega o momento de relacioná-la com a recuperação de dados. Para isso, é preciso compreender que essa é uma tecnologia que apresenta maior nível de segurança, em especial por estar em servidores externos. Dessa forma, é mais útil ao possibilitar a restauração no caso de perda de informações e arquivos.
A ferramenta conta com duas medidas técnicas para fortalecer tal posicionamento. São a retenção de dados (DR) e o planejamento de continuidade de negócios (BC). Juntos, elas atuam como um backup, o qual pode ter sua validade testada e criar instruções detalhadas para a recuperação do material. Este é um dos principais objetivos da estratégia.
Grande parte disso se relaciona à evolução que o cloud computing apresentou nos últimos anos. Com novas técnicas e maior investimento, a tecnologia se mostrou mais eficaz em garantir a proteção de todo e qualquer material. Isso sem contar, obviamente, com a facilidade de acesso e a possibilidade de expansão do pacote quando necessário.
A justificativa para o investimento neste meio está diretamente ligada à importância que a informação possui atualmente. Tanto para as empresas gerarem insights e táticas de atuação, quanto para seguir as leis vigentes, com destaque para a LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados.
Assim, a nuvem se apresenta como uma forma tecnológica, moderna e eficiente de não somente gerir, mas também proteger e recuperar seus dados.
Recuperação de dados em nuvem x recuperação de dados em Data Centers
Para finalizar essa discussão, temos que abordar um último ponto: a diferença entre a restauração de dados em nuvem e em data centers. Para entender tal conceito, é preciso considerar que os servidores físicos são, sim, bastante úteis. Eles apresentam inúmeros benefícios, em especial na personalização e no controle dos sistemas.
Ainda assim, precisamos destacar que essas vantagens ainda não são suficientes e o deixam atrás da tecnologia de cloud computing. Aqui, vale a pena pontuar alguns fatores que tornam a nuvem uma opção mais sensata e coerente para quem busca segurança de dados:
- crescimento sustentável e ilimitado de armazenamento;
- elasticidade no poder de processamento de dados;
- à prova de cenários catastróficos do meio físico, como incêndios e quedas de energia;
- backup dos dados e recuperação eficiente.
Recuperação de dados é mais eficaz na computação em nuvem
Com todo o conteúdo descrito acima, fica fácil entender a relação entre recuperação de dados e computação em nuvem. Mais do que isso, é possível analisar os benefícios que a união das duas ferramentas pode trazer a uma corporação.
Ainda assim, o mais indicado é ter ao seu lado parceiros que possibilitem que esse projeto tenha o sucesso esperado.
Presente no mercado desde 2005, a Centric é a parceira que você precisa nesse momento. Nosso foco está na implementação, treinamento e suporte para que você possa ter atenção total em seus negócios.
Com experiência e conhecimento, estamos mais do que aptos a te auxiliar durante todo esse processo, extraindo o melhor do software para você e sua companhia.
Ficou interessado? Confira mais informações sobre o mercado e a importância dos backups de dados clicando aqui!