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Saiba tudo sobre Unified Endpoint Management

Unified Endpoint Management - Centric Solutions

Saiba tudo sobre Unified Endpoint Management

Unified Endpoint Management é uma tecnologia que pode agregar muito valor à rotina de qualquer empresa, especialmente pelo fato do setor de TI estar se tornando mais relevante nas empresas e a rotina de home office mais comum.

Na prática, implementar essa solução melhora a experiência dos usuários, segurança, controle e agilidade. Entenda mais sobre essa inovação, qual a sua importância para uma empresa e quais são suas vantagens no campo prático!

Confira!

O que é o conceito Unified Endpoint Management?

Unified Endpoint Management (UEM ou Gerenciamento Unificado de Endpoints) é uma tecnologia que possibilita os gestores definirem e enviarem políticas, ambientes de dispositivos e aplicações mais facilmente.

O UEM surgiu para solucionar problemas que as áreas de TI encontravam para conectar e proteger usuários que operam remotamente. É uma plataforma centralizada e única para gerenciamento de endpoints que elimina integrações complexas entre diversos softwares e plataformas.

Por isso, o Unified Endpoint Management deixa os dispositivos mais ágeis e com melhor linha de base. Com este recurso, não é necessário compilar, comparar ou avaliar relatórios de diferentes fontes. Veja agora algumas das funcionalidades que permitem cumprir esse objetivo:

  • módulos de implementação de sistema operacional;
  • Mobile Device Management (MDM) integrado;
  • instalação e desinstalação de softwares;
  • módulo compliance de acesso remoto;
  • relatórios de auditoria e diversos;
  • gerenciamento de patches;
  • módulos de configurações;
  • ferramentas de suporte;
  • inventário de máquinas.

Qual a importância de uma solução Unified Endpoint Management?

Com o mercado se tornando cada vez mais competitivo, é crucial que a organização invista em tecnologias que agreguem valor à rotina de trabalho. O UEM potencializa o negócio ao entregar ferramentas inteligentes, automatizadas e integradas que minimizam problemas e atividades burocráticas.

Isso diminui consideravelmente a carga de trabalho e capacita os times de TI a  solucionarem problemas mais rapidamente, otimizando a produtividade e a segurança. E ainda por cima consegue também diminuir os custos de forma geral.

Com o avanço tecnológico e necessidade de distanciamento social, houve uma crescente adoção do trabalho remoto e incorporação da Internet das Coisas (IoT) no ambiente de negócio.

Esse contexto aumentou ainda mais a relevância de uma plataforma UEM, uma poderosa ferramenta de maximização do desenvolvimento da empresa no curto, médio e longo prazo.

Quais as principais vantagens que o Unified Endpoint Management oferece?

O UEM impacta positivamente a empresa de diversas formas e aumenta sua competitividade. A seguir, listamos e explicamos as principais vantagens proporcionadas pela plataforma da Centric, a UEM Central.

Segurança

Segurança sempre foi uma das principais preocupações das empresas e se tornou ainda mais importante em razão do aumento de ataques nos últimos anos.

No Brasil, houve um aumento de 62% nos ciberataques semanais em 2021 em comparação a 2020. Esses ataques mostram como vulnerabilidades de dia zero podem ser perigosas.

Uma plataforma UEM ajuda nesse aspecto ao garantir que todos os dispositivos tenham as ferramentas de segurança adequadas instaladas, além de permitir que os gestores rastreiem e identifiquem facilmente atividades suspeitas em todos endpoints.

Ambiente unificado e monitoramento

Você terá uma ampla visão sobre todos os dispositivos, operações, acessos, inventário, sistemas vulneráveis e muito mais a partir de um único ambiente. Essa visibilidade é uma oportunidade para encontrar economia de custos e aumenta a capacidade de encontrar e solucionar problemas remotamente.

Um ambiente unificado também otimiza a experiência de rede, tanto para usuários quanto gestores, já que a comunicação se torna mais fluída e não é preciso abrir várias plataformas simultaneamente.

Fácil implementação

O UEM oferecido pela Centric têm mais de 30 configurações predefinidas que ajudam os administradores a gerenciar aplicativos Windows, configurar sistemas, áreas de trabalho e políticas de segurança. Elas são excepcionalmente úteis na linha de base dos sistemas e os alvos podem ser escolhidos no nível do usuário ou sistema.

É possível utilizar um grupo de configurações junto ao recurso de coleta: elas entram em ação durante o logon de usuário ou inicialização do computador (dependendo do tipo de configuração aplicada) para minimizar a perda de produtividade.

Nesse caso, o status das configurações também pode ser rastreado a qualquer momento.

Flexibilidade

A tecnologia pode ser usada com diferentes sistemas (Apple, Android, Windows e aplicativos de terceiros). Porém, há mais opções de configurações para Windows.

Entretanto, cada plataforma e aplicativo possui suas particularidades. Portanto, as configurações são suportadas de acordo com as políticas de cada uma delas.

Recursos adicionais

É possível aplicar add-ons (módulos opcionais) para expandir ainda mais as utilidades que essa tecnologia oferece à empresa contratante. Os principais deles são:

  • Device Control Plus: previne perda de dados em periféricos (aqueles que possibilitam entrada e saída de dados), como mouse, microfone, telas touchscreen, entre outros;
  • Mobile Device Manager Plus: gestão completa de dispositivos móveis, como smartphones e tablets;
  • Vulnerability Manager Plus: melhora o gerenciamento de vulnerabilidades;
  • Application Control Plus: descoberta de software e gestão de privilégios;
  • Browser Secutiry Plus: voltado à segurança de navegadores;
  • Endpoint DLP Plus: previne contra perdas de dados para endpoints.

Maior controle

O UEM Central pode ser integrado a tecnologias como ServiceDesk Plus, Service Now, Zendesk, Jira e Asset Explorer. Esse fator amplifica ainda mais o controle e os benefícios da solução. Com isso, é possível registrar solicitações de usuários, integrar dados de ativos e implantar aplicativos de software.

Por exemplo: ao integrar o UEM Central ao Help Desk, você pode solicitar suporte técnico clicando no ícone da solução em qualquer um dos computadores gerenciados pelo UEM.

Essas solicitações são registradas automaticamente como incidentes atribuídos ao Help Desk e seu respectivo time de TI, que fará as alterações solicitadas. Alguns outros exemplos de funcionalidades são:

  • examinar computadores manualmente para conseguir mais informações sobre patches e atualizar servidor do UEM;
  • obter detalhes de inventários relacionados a aplicativos de hardware e software,
  • instalar patches e aplicativos de software;
  • conferir histórico de logon;
  • aplicar configurações.

Como se não bastasse, a empresa pode aproveitar conjuntamente o Centric WAPP – Go Global, que opera por meio da nuvem da Centric, em vez de precisar instalar nos seus servidores. Isso permite a gestão do servidor à distância, maior segurança e realização de backups, por exemplo.

Investir em um Unified Endpoint Management poderá alavancar o crescimento do seu negócio, mas é importante optar por uma solução completa e com uma empresa parceira que preste todo o suporte necessário para você implementar a tecnologia com sucesso, como a Centric.

Conheça um pouco mais sobre o UEM Central, suas demais funcionalidades e solicite um teste gratuitamente para conferir seus benefícios na prática!

Você não vai se arrepender!