Siga nossas redes sociais:

Segurança digital em 2021: confira as principais tendências

Segurança digital em 2021: confira as principais tendências

Não dá para negar a importância das soluções digitais no ambiente corporativo. Sem elas, seria impossível manter a rentabilidade e a produtividade das empresas em um cenário de pandemia de covid-19. Protegê-las, portanto, é fundamental, e a segurança digital em 2021 certamente estará em alta.

Isso porque é preciso reconhecer que o avanço das tecnologias tem dois lados de uma mesma moeda. Ao mesmo tempo que trouxe diversos benefícios às empresas, permitiu também o desenvolvimento cada vez maior de técnicas maliciosas utilizadas pelos cibercriminosos.

Ano após ano, eles estão mais audaciosos e inovadores na tentativa de invasão à rede e aos dados corporativos. Basta conferir os crescentes casos de ransomware, vírus que encriptam arquivos de organizações e só liberam o acesso novamente após o pagamento de um resgate.

Dessa forma, investir em proteção digital é um assunto que sempre está em pauta na gestão de TI não só das grandes corporações, mas também dos pequenos e médios negócios. O setor precisa inovar constantemente no desenvolvimento de soluções, conceitos e práticas, garantindo novas soluções capazes de proporcionar mais tranquilidade aos profissionais.

Saber quais são as tendências de segurança digital em 2021, contudo, não é tarefa fácil. Pelo contrário, ainda que esse conhecimento seja fundamental à sobrevivência de qualquer companhia atualmente, acompanhar as inovações exige foco e atenção das pessoas por conta a infinidade de opções apresentadas – e algumas nem são tão eficientes assim.

Por que reforçar a segurança no ambiente digital?

Responda rápido: qual é o maior ativo de sua empresa? Muitos respondem que é o produto ou serviço que oferecem, outros comentam de seus processos e há aqueles que valorizam seus colaboradores. Porém, são os dados digitais que formam o item mais valioso em qualquer modelo de negócio atualmente.

Agora pense em quais prejuízos a marca pode ter caso perca as informações de seus clientes, sejam cadastrais ou financeiras! Praticamente tudo o que é feito no ambiente corporativo é estruturado de acordo com os dados dos clientes. É uma tendência para segurança digital em 2021nos próximos anos.

Por fim, estar atento às tendências possibilita maior preparo tanto dos profissionais de TI quanto dos gestores. O estudo Cloud Security Report mostra que nove em cada dez companhias utilizam ferramentas completamente defasadas e antigas. Já a McAfee indica que os funcionários não só ignoram a rede corporativa, como utilizam recursos digitais sem as devidas certificações.

As cinco principais tendências da segurança digital em 2021

As principais novidades dizem respeito ao novo cenário de digitalização que emerge a partir da pandemia de covid-19. Confira:

1 – Invista numa rede reforçada para o trabalho remoto

A experiência bem-sucedida do home office certamente vai continuar em 2021, aumentando a preocupação com a rede corporativa. Afinal, qualquer descuido com senhas e aplicações facilita a ação de cibercriminosos. Assim, é preciso investir em soluções que gerenciam as senhas dos colaboradores, identificando as “janelas abertas” aproveitadas pelos hackers.

2 – Controle o acesso dos colaboradores aos dados

Outro tópico que será tendência para segurança digital em 2021 é a limitação de acesso dos colaboradores a informações consideradas críticas para o negócio. O essencial é permitir que o profissional veja apenas os dados necessários para suas tarefas. Não faz sentido um analista ter acesso aos mesmos conteúdos que o gestor ou diretor.

3 – Invista em múltiplas camadas de segurança

Ainda que seja importante ter um programa de antivírus atualizado e de qualidade, essa tática é apenas o primeiro passo de uma política de segurança digital efetiva. Os recentes ataques mostram que a adoção de múltiplas camadas de segurança reduz significativamente o risco de invasão e, principalmente, estipulam regras de uso em todos os equipamentos.

4 – Proteja-se contra o ramsonware

Ao penetrar nos sistemas de uma empresa, encripta todos os dados da vítima, bloqueia o uso do equipamento e solicita um pesado resgate em dinheiro (normalmente em moedas digitais) para devolver o conteúdo. É a grande ameaça do momento e tudo indica que continuará assustando as empresas em 2021.

5 – Agilize o backup

Sim, é sempre melhor prevenir do que remediar. Mas uma das tendências de segurança digital em 2021 é ter um plano de ação caso os cibercriminosos consigam adentrar a rede da empresa. A melhor opção é ter um backup atualizado de todos os arquivos e documentos que forem comprometidos.

As melhores soluções estão aqui!

Agora que você já sabe as principais tendências para 2021, chegou a hora de colocar algumas delas em prática no dia a dia da organização. Cada uma delas atende a uma funcionalidade distinta e é preciso ter em mente o atual estágio tecnológico da empresa, além, claro, dos objetivos a serem atingidos.

É preciso, portanto, escolher o melhor fornecedor. A Centric tem mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado. Com sua equipe especializada, é capaz de fazer o diagnóstico adequado e recomendar a melhor tecnologia.

Tem alguma novidade para 2021 que não está na lista? Então explique para a gente nos comentários e aproveite para conhecer um pouco mais da nossa história e do nosso portfólio.