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É preciso investir em segurança no home office 

segurança no home office

É preciso investir em segurança no home office 

Com a crescente adoção do trabalho remoto, é comum que algumas práticas de segurança no home office sejam deixadas de lado.

E isso acontece, muitas vezes, por conta da falta de conhecimento de profissionais sobre o tema, ou até mesmo pela ausência de estrutura adequada da própria empresa. Além do mais, a pandemia abalou vários segmentos de modo veloz, o que obrigou muitos negócios a usarem esse modelo de trabalho sem a devida preocupação.

Dessa maneira, vários processos das empresas estão sofrendo impactos negativos. Nesse sentido, destacam-se a falta de organização e poucos investimentos relacionados à segurança das informações.

Pensando nisso, a Centric criou este artigo exclusivo para que você saiba os motivos de se investir em segurança no home office. Boa leitura!

Aumento do home office na pandemia

No decorrer da pandemia da Covid-19, que acarretou o isolamento em meados de 2020, várias organizações se viram forçadas a migrar para o modelo de trabalho remoto. Fato disso é que entre 2019 e 2020 aconteceu um crescimento de mais de 309% nas pesquisas relacionadas ao termo home office.

Assim, essa foi uma solução para as fases em que o trabalho no local físico se tornou proibido legalmente por conta da contenção da propagação do vírus.

Contudo, o que começou como uma ação obrigatória se tornou uma opção viável e efetiva para as instituições. Uma pesquisa feita por um professor da FGV demonstrou que mesmo depois do retorno das atividades, ao fim da pandemia, o home office teve uma ascensão de 30% em média.

A importância de garantir a segurança no home office

Quando se fala em segurança da informação, esse tema sempre foi debatido e continua crescendo e tendo maior relevância a partir da evolução constante da tecnologia. Isso pelo fato de que, de acordo com os meios digitais de armazenamento de informação, os riscos aumentam de forma proporcional.

Nessa perspectiva, alicerçada na necessidade de ampliar a proteção sobre os dados, em que o valor cresce com o tempo, rapidamente foi reordenada em outras nações. No nosso país, isso aconteceu com o surgimento da LGPD (Leia Geral de Proteção de Dados).

Essa norma entrou em vigor em 2021, e busca regulamentar a privacidade das informações e de dados de toda a população.

De acordo com esse regulamento, existem sanções previstas para o vazamento ou descuido, por parte de negócios, com dados pessoais, seja de pessoa física ou jurídica.

Assim, para garantir o devido cumprimento da Lei, ações de segurança da informação são essenciais.

Com base nisso, ao levar em conta o aumento da utilização de meios digitais para comunicação e compartilhamento de informações por colaboradores no trabalho remoto, os riscos crescem e, por isso, é preciso que as organizações tomem providências para manter a segurança no home office.

Portanto, investir em tecnologia da informação, notadamente quando se fala em segurança da informação, é algo fundamental e preciso.

As situações que podem ser provocadas por um ataque virtual – por falha no sistema ou outra situação que acarrete o comprometimento de informações – podem ser graves. Ressaltamos, inclusive, que os prejuízos nesse tipo de ataque, por vezes, podem se tornar irrecuperáveis. 

Dicas para garantir a segurança no home office

Agora que você entendeu mais sobre a importância da segurança no home office, confira algumas dicas de como implementá-la de forma efetiva.

Contar com um antivírus corporativo

Um dos principais fatores de riscos nas empresas são sistemas sujeitos a invasões por vírus e malwares. Por isso que adotar uma solução que combata isso é essencial.

De modo geral, um bom antivírus disponibiliza proteção contra essas ameaças. Além disso, alguns modelos contam com recursos anti-spam e proteção a aplicativos e arquivos específicos. Atualmente, você encontra opções bastante tecnológicas, que contam com inteligência artificial muito avançada.

O benefício dessa solução é que você consegue fazer a instalação massiva nos aparelhos de funcionários e da empresa, de modo automatizado, em vez de instalar o programa em cada dispositivo individualmente.

Os antivírus empresariais também oferecem uma melhor visão dos dados e relatórios, a fim de que o gestor possa compreender os riscos que foram contidos e, dessa forma, criar estratégias futuras.

home office

Garantir a conectividade

Quando se fala em segurança no home office, é preciso ter em mente que todo teleworker necessita de acesso de seu ambiente de trabalho remoto a vários documentos e ambientes virtuais do negócio.

Internet, e-mail, compartilhamento limitado de arquivos, teleconferência e recursos específicos de funções são alguns exemplos.

Com base nisso, é interessante certificar-se de que toda sua equipe tenha os aplicativos fundamentais instalados em seus notebooks, a fim de promover um bom andamento do trabalho.

Atualizar sistemas e aplicativos

Há um pedido de atualização de versão do sistema? Não perca tempo! Mantenha os sistemas e aplicativos atualizados constantemente. Tudo isso incentiva de forma eficiente quando existem pacotes mais recentes de segurança.

Os softwares são atualizados, normalmente, com o objetivo de evitar os riscos de vazamento de dados. Então, incentive seus colaboradores a sempre estarem com seus equipamentos atualizados para manter a segurança no home office.

Criar política de segurança

A criação e disseminação desse documento é muito importante quando se fala em trabalho no home office. Ele deve apresentar ações de proteção de informações do negócio. Isso quer dizer que o uso, repasse e destruição de arquivos só será viável por meio de autorização.

Então, é essencial que as normas sejam seguidas por todos da instituição. Elas devem se alinhar à cultura da organização.

Nessa situação, os treinamentos podem ser de grande ajuda, pois capacitam os colaboradores para auxiliá-los no entendimento do que devem ou não fazer em suas rotinas de trabalho remoto.

Conhecer e seguir os princípios da segurança da informação

Há alguns pontos capazes de nortear as políticas orientadas a informações de qualquer negócio, são eles:

  • Integridade;

  • Confidencialidade;

  • Conformidade;

  • Autenticidade;

  • Disponibilidade.

Se as informações confidenciais forem acessadas somente por aqueles que contam com as permissões, as alterações em arquivos limitam-se aos usuários autorizados. Assim, os dados centralizados permitem que haja um suporte legal por trás dos processos, o que minimiza as possibilidades de falhas.

Ou seja, seguir os princípios citados e passá-los aos funcionários permite um melhor alinhamento com as boas práticas de resguardo às confiabilidades da empresa.

Sendo assim, manter a segurança no home office é uma ação fundamental e deve ser observada nessa modalidade de trabalho. Isso é algo relevante e que precisa ser aplicado nos negócios.

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