Siga nossas redes sociais:

TI híbrida: o que você precisa saber sobre essa tendência?

TI híbrida: o que você precisa saber sobre essa tendência?

Hoje, é fato: a transformação digital tem o poder de nortear os rumos dos pequenos, médios e grandes negócios. Nesse sentido, buscar estratégias para tornar a TI mais eficiente é parte fundamental da rotina de qualquer gestor. A boa notícia é que os avanços tecnológicos auxiliam nesse processo. Um ótimo exemplo disso é o conceito de TI híbrida.

TI híbrida: o que é, de onde vem e do que se alimenta?

TI híbrida é a junção dos principais modelos para o uso da tecnologia dentro de uma organização, ou seja, o melhor dos dois mundos: uma infraestrutura própria de hardware somada à famigerada cloud computing. Nesse modelo, geralmente, o gestor escolhe manter por perto um conjunto de dados específico que considera mais sensível, com controle de acesso mais próximo da equipe de TI, enquanto outras informações são direcionadas para a nuvem. Ou seja, alguns servidores internos podem ser administrados localmente, já outros ficam alocados em um fornecedor seguro e eficiente. As vantagens, como se pode imaginar, são diversas.

Tanto é que 83% das empresas brasileiras já adotaram a nuvem híbrida para potencializar a transformação digital, segundo revelou uma pesquisa global da IBM, divulgada no fim do ano passado. De acordo com o levantamento, o percentual no Brasil é superior à média mundial (77%) e de países desenvolvidos, como Japão e Estados Unidos.

Benefícios para as empresas

A computação em nuvem é um caminho sem volta para empresas que buscam agilidade, performance, praticidade e economia. Por isso, a nuvem híbrida, ou TI híbrida, vem ganhando cada vez mais destaque entre as companhias. Entenda como e por que aplicar esse conceito na prática faz toda a diferença.

Menos custos

Ao transferir parte da infraestrutura para a nuvem, a TI poderá substituir licenças de softwares por modelos SaaS, atendendo somente às demandas que a empresa realmente vai utilizar, por um preço mais justo.

Escalabilidade

A combinação do “melhor dos dois mundos” – infraestutura interna e cloud computing – facilita a expansão de qualquer negócio. Isso significa que a nuvem híbrida é uma aliada de peso para alavancar sua capacidade de atendimento sem ter que aumentar a operação na mesma medida.

Mobilidade

Em tempos de home office e trabalhos híbridos, é fundamental facilitar a transição dos funcionários para desempenhar suas tarefas em casa. Com a tendência em cena, o core do negócio fica hospedado na empresa, enquanto o acesso pode ser feito a qualquer hora, de qualquer lugar. Essa dinâmica promove liberdade para crescer e operar muito além.

Flexibilidade

Com a flexibilidade de um data center próprio e outro na nuvem, a empresa tem o poder de otimizar o uso da tecnologia conforme seu foco em cada momento de atuação.

Automatização de processos

Toda essa infraestrutura automatiza uma série de processos no dia a dia. O monitoramento de acesso, a atualização de softwares e o backup são alguns exemplos de atividades que podem ser executadas de forma automática.

Seu negócio está preparado?

Como é possível observar, as vantagens que giram em torno do assunto agregam, e muito, ao desempenho dos negócios. Ainda assim, é preciso garantir que a implementação seja realizada da maneira correta para que todos os benefícios sejam alcançados. Alguns desafios incluem a integração de sistemas diferentes, a gestão dos ativos e o treinamento de equipes. Portanto, lançar mão de um bom planejamento é condição obrigatória antes de mais nada.

Uma dica valiosa é contar com o apoio de especialistas durante toda a jornada. Nós, da Centric Solution, por exemplo, contamos com mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI. Mais do que fornecedores, atuamos como consultores, identificando os melhores recursos para cada estratégia. Assim, certamente os resultados transformadores que podem ser conquistados com mais essa solução serão constatados em pouquíssimo tempo. Então, entre em contato com a nossa equipe!