Siga nossas redes sociais:

Tome cuidado com a vulnerabilidade cibernética

vulnerabilidade cibernética - Centric Solution

Tome cuidado com a vulnerabilidade cibernética

Atualmente, a vulnerabilidade cibernética é um dos aspectos que mais representam riscos para uma empresa. Diante de um número crescente de dados que circulam e são armazenados na Internet, é inevitável que um ataque hacker cause uma série de contratempos e prejuízos.

E se engana quem pensa que essa é uma preocupação apenas para grandes corporações. A verdade é que as pequenas e médias empresas também estão na mira dos cibercriminosos. A razão para isso é justamente porque elas tendem a tomar menos medidas preventivas, o que atrai a atenção dos criminosos virtuais.

Ao longo deste artigo, vamos mostrar como identificar vulnerabilidades cibernéticas e quais as suas consequências. Também mostraremos como elas podem ser prevenidas em sua empresa com ações simples e eficazes.

 Acompanhe!

O que é vulnerabilidade cibernética?

Em Tecnologia da Informação, é classificada como uma vulnerabilidade cibernética qualquer falha de segurança existente nos sistemas digitais, seja na estrutura local ou em nuvem. Elas representam um grande risco pois podem acabar servindo como brechas para diversos tipos de ataque, permitindo que o invasor tenha acesso às informações da empresa.

Da mesma forma que os recursos de tecnologia são variados, as ameaças virtuais também podem se apresentar de diferentes maneiras. Isso faz com que a postura preventiva e atenta seja sempre necessária, tanto nas medidas definidas pelos gestores quanto nas práticas dos colaboradores no dia a dia. Portanto, sempre importante contar com uma boa estratégia de prevenção de desastres!

Entre os tipos de ameaça mais comuns atualmente podemos citar os ataques de ransomware, que sequestram dados e fazem a exigência de altos valores de resgate para restabelecer o acesso da empresa. E nem mediante pagamento há garantia de que você receberá suas informações e sairá ileso. É uma situação bem complicada pela qual você não deve querer passar.

Há ainda modalidades de vírus que capturam informações confidenciais sem que o usuário perceba, como senhas e credenciais de acesso, e que comprometem o desempenho de dispositivos e sistemas.

Não podemos nos esquecer que ataques como esses podem infectar qualquer tipo de dispositivo que se conecte à rede. Isso significa que as precauções devem ser tomadas não apenas sobre o uso de computadores e data centers, mas também de celulares e tablets que integram a rede corporativa.

Até mesmo equipamento de IoT (Internet of Things), como câmeras de monitoramento, smartwatches e assistentes digitais podem representar uma oportunidade de invasão por arquivos maliciosos.

De acordo com a consultoria Fortinet, em 2021, o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. Esse número representa um aumento de mais de 950% com relação ao ano anterior.

Isso deixa claro que esses ataques são uma ameaça real para qualquer empresa. Afinal, um ataque realizado com sucesso pode ser muito lucrativo para os criminosos e, consequentemente, desastroso para a empresa que se torna vítima.

Quais as consequências da vulnerabilidade cibernética?

Assim como os ataques virtuais podem ser variados, as suas consequências também se manifestam de diferentes maneiras. Por isso, conhecer os sintomas de um dispositivo ou rede infectados é um passo importante na detecção desse tipo de problema na definição de medidas para resolvê-los.

Seja qual for o tipo de ataque sofrido, é muito provável que o usuário de um dispositivo atingido enfrente lentidão e algumas dificuldades de utilização. A razão para isso é que muitos malwares agem em segundo plano no sistema operacional, dificultando desde a inicialização até a abertura de outros programas.

Contudo, as consequências mais temidas são aquelas que envolvem o comprometimento de dados importantes para o negócio. Quando isso acontece, é comum que a empresa atingida tenha suas atividades comprometidas ou até totalmente paralisadas. O resultado é ainda pior quando o acesso às informações é perdido de forma permanente.

Considere, por exemplo, o caso da empresa brasileira JBS, que sofreu um ataque ransomware em maio de 2021 e só conseguiu recuperar o acesso aos seus sistemas 4 dias depois. O episódio afetou as operações da companhia ao redor do mundo, em grandes mercados como EUA, Canadá e Austrália.

Outro caso de grande repercussão no mesmo ano foi o ocorrido com a Renner, que sofreu com a ação de hackers em agosto. Apesar de a empresa não ter informado quais operações e sistemas foram atingidos, seu site de compras chegou a ficar fora do ar, dando uma ideia da dimensão do ataque.

Nem mesmo as instituições públicas são poupadas pelos criminosos. Nesse mesmo ano, os sistemas do Ministério da Saúde foram invadidos, impedindo o acesso a dados e prejudicando o atendimento dos usuários pelo país.

Então, se os hackers são capazes de invadir até mesmo grandes empresas e instituições, aquelas que não se protegerem tornam-se um alvo fácil. Além de prejudicar toda a sua operação, não dá para descartar que um ataque assim possa resultar, inclusive, na situação de insolvência de uma pequena ou média empresa.

Vale destacar ainda as sanções previstas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em vigor desde 2020. Caso a empresa não adote as medidas de segurança previstas na legislação ou dados de clientes em seu poder sejam violados, as punições podem variar de advertências até multas e proibição do exercício das atividades.

Como se prevenir?

Como dissemos no início do artigo, muitas empresas ainda não dão a devida atenção aos cuidados fundamentais para a segurança no setor de TI. A consequência disso é desastrosa; afinal, enquanto você não se preocupa com esse detalhe, os cibercriminosos aperfeiçoam seus métodos de ataque diariamente.

Portanto, é importante se informar sobre cibersegurança e investir em agilidade e segurança sempre – independentemente do porte e do segmento da empresa, vale a pena colocar em prática algumas medidas preventivas na utilização dos recursos de Tecnologia da Informação. Uma delas é manter os sistemas e aplicações utilizadas na rotina de trabalho sempre atualizados. Isso evita que os invasores se aproveitem de brechas identificadas nesses programas para propagar seus arquivos maliciosos.

É claro que quem vai utilizar essas ferramentas também deve ter consciência desses riscos. Uma boa forma de garantir isso é promover treinamentos constantes para a equipe, de modo que todos estejam atentos às ameaças e cientes das melhores práticas preventivas.

A utilização de um antivírus corporativo eficiente também é essencial para a segurança digital de uma empresa. Ele é capaz de oferecer uma forte camada de proteção, buscando compensar as eventuais vulnerabilidades de outros programas e impedindo o ataque de praticamente qualquer malware.

É preciso ter em mente que os cuidados relacionados a segurança de dados envolvem esforços e investimentos constantes. Contudo, esse é certamente um planejamento mais inteligente e vantajoso, já que os prejuízos de um ataque hacker podem sair bem mais caros para o caixa da empresa.

A Centric é especialista em segurança digital e pode ajudar a reforçar o setor de TI da sua empresa.

Conheça as nossas soluções e comece a reduzir a vulnerabilidade cibernética do seu negócio!