Siga nossas redes sociais:

A nova realidade do trabalho pós-pandemia

A nova realidade do trabalho pós-pandemia - Centric

A nova realidade do trabalho pós-pandemia

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ficará o trabalho pós-pandemia. Com o aumento das atividades laborais em modelo home office e o surgimento de novas tendências no mercado de trabalho, é preciso que sua empresa esteja pronta para se adaptar a essa nova realidade.

Com novas tecnologias e comportamentos sociais, muitos modelos de trabalho passaram a ser aceitos com maior facilidade. A pandemia trouxe transformações significativas no mundo, antecipando tendências que gradativamente se implantavam nas organizações.

Dessa forma, preparamos este artigo para que você conheça a nova realidade do trabalho pós-pandemia. Continue lendo e confira!

A nova realidade do trabalho pós-pandemia

Como já sabemos, a pandemia provocou grandes impactos em vários segmentos de trabalho – sendo eles positivos ou não.

Com isso, o mercado passou por mudanças no decorrer dessa fase. As principais transformações se ligam a novos hábitos, flexibilização e mudanças de rotina na vida das pessoas.

No tocante às atividades laborais, vimos alterações que surgiram por conta dos protocolos de saúde e distanciamento social. O trabalho remoto é um exemplo disso.

Algumas organizações já disponibilizavam esse modelo, mas isso não se enquadrava na maior parte das situações. Atualmente, esses dados mudaram bastante. Assim, percebemos que a principal transformação se deu nessa situação, sendo o home office e o trabalho híbrido as modalidades que estão se tornando mais comuns no cotidiano das pessoas.

O modelo híbrido vem ganhando força e os empresários estudam bastante essa possibilidade. Nessa situação, acontece o convívio pessoal no escritório, mas não de modo obrigatório, uma vez que o colaborador não precisa comparecer todos os dias da semana.

É interessante, inclusive, analisar que o trabalho remoto não era motivo de estudo antes da pandemia para muitas empresas. Hoje em dia, várias delas – e funcionários – não conseguem pensar na rotina presencial.

Posto isso, toda essa mudança modifica diretamente as finanças do negócio. Percebe-se que, com o home office e trabalho híbrido, as empresas têm uma menor taxa de ocupação, o que gera, por consequência, menos gastos.

Mudanças nas oportunidades de emprego pós-pandemia

Diante do novo cenário do trabalho pós-pandemia, vários cargos surgiram no mercado. A tecnologia foi a principal influenciadora nesse papel.

Assim, tornou-se totalmente necessária criar uma comunicação entre empresa e funcionários que fosse eficiente. Com o home office, essa interação funciona de maneira bem diferente do que acontecia presencialmente.

Os novos colaboradores pós-pandemia precisam lidar e ter uma grande inteligência emocional. Isso ocorre pelo fato de que as lideranças necessitam criar uma relação de confiança com seu time.

É fato que muitas pessoas serão substituídas pela automação, mas algumas profissões certamente estarão em alta no mercado. 

Tendências de trabalho pós-pandemia

Agora que vivemos em um período pós-pandêmico, chegou o momento de nos adaptar a essa nova realidade. Sendo assim, veja a seguir algumas das tendências de trabalho para os próximos anos.

Flexibilização das empresas

Negócios e até a lei trabalhista brasileira passaram por flexibilizações diante dos desafios surgidos pela pandemia.

A inclinação é que as opções laborais flexíveis aumentem a produtividade dos colaboradores, ao mesmo tempo que disponibilizam requisitos de segurança e saúde nos ambientes de trabalho.

Assim, seja em home office integral ou parcial, com flexibilização dos horários ou até diminuição da jornada, a questão é que as organizações precisarão adotar regras, o que pode proporcionar ganhos para ambos os lados.

Na Nova Zelândia, a primeira ministra Jacinda Ardern incentivou a diminuição dos dias de trabalho de cinco para quatro, de acordo com reportagem da BBC. É preciso ressaltar que a ministra tem reconhecimento global por ser um dos governantes que melhor conduziu seu país durante a crise da pandemia.

Ampliação do trabalho remoto

Uma pesquisa recente do Gartner apontou que 48% dos colaboradores continuarão trabalhando de forma remota após a pandemia. Esse índice coloca o home office como uma das maiores tendências de trabalho após a crise da Covid-19.

Inclusive, antes mesmo da crise, várias organizações já apostavam no home office como modelo de trabalho. Isso porque há uma inclinação de que colaboradores nesse regime acabem executando mais tarefas quando comparado com quem atua em escritório.

Diante disso, por conta da maior produtividade e melhorias na qualidade de vida de funcionários, essa perspectiva deve se manter. Vários negócios, por conseguinte, já divulgaram que seus profissionais ficarão em modelo remoto por período indeterminado.

Expansão do trabalho terceirizado

A inconstância econômica provocada pela pandemia fez com que muitos colaboradores perdessem seus empregos. Aliado a isso, soma-se à inovação tecnológica e os novos mecanismos de trabalho.

Essas transformações modificaram as novas gerações de profissionais que, em vez de esperar que o mercado dê uma resposta, buscaram o modelo de contratação freelance. Dessa forma, o que era apenas um serviço alternativo se tornou um meio de trabalho constante.

A tendencia é que a informalidade do serviço autônomo, notadamente nos setores de comunicação e tecnologia, sejam cada vez mais procurados.

Lifelong learning

Já passou os dias em que somente um diploma de ensino médio ou universitário eram suficientes para se manter no mercado de trabalho. O futuro do trabalho pós-pandemia requer pessoas que reciclem seus conhecimentos.

Desse modo, profissionais que pararam no tempo tiveram muitas surpresas e, assim, precisaram se adaptar à nova realidade digital.

Ponto disso é que o lifelong learning – aprendizado constante – se tornou uma tendência muito relevante nos dias atuais, mesmo que sua existência seja anterior a esses acontecimentos.

Humanização da experiência do colaborador

Embora algumas empresas reconheceram a crise e priorizaram o bem-estar dos colaboradores, outras organizações pressionaram sua equipe para continuarem trabalhando em situação de risco.

Assim, isso criou um sentimento geral de que as boas relações entre indivíduos e empresas se tornem mais visadas. Afinal, a maneira como um negócio trata seu time tem um grande impacto na marca empregadora e consumidora do que grandes investimentos em Marketing.

Enfim, podemos esperar ainda muitas mudanças nessas novas relações de trabalho. Algo importante a salientar se envolve com as questões de segurança.

Sabe-se que o trabalho remoto pode provocar falhas de segurança, já que nem sempre a empresa terá total controle sobre dispositivos e outros mecanismos utilizados pelos trabalhadores em suas funções.

Por isso é importante contar com soluções tecnológicas de segurança para assegurar a viabilidade do trabalho pós-pandemia com eficiência e precisão. Gostou deste texto? Que tal entender agora os motivos de se investir em segurança na nuvem?