Siga nossas redes sociais:

Supere a baixa produtividade de sua empresa 

baixa produtividade - Centric

Supere a baixa produtividade de sua empresa 

Quando se falar em baixa produtividade, o Brasil ocupa o rank 75º no mundo, de acordo com um estudo do The Conference Board. Assim, esse fato coloca o profissional brasileiro atrás de vários países mais produtivos.  

Com base nisso, é possível entender que não é fácil para as empresas manterem alta a produtividade e, por isso, é fundamental saber como enfrentar esse desafio, a fim de conquistar melhores resultados no mercado.  

O negócio que não se preocupa com a produtividade ignora um dos principais pontos do sucesso, uma vez que a falta disso no trabalho é sinônimo de atraso na entrega de atividades, má qualidade e insatisfações rotineiras de colaboradores e clientes.  

Sendo assim, a Centric preparou este artigo para que você saiba como contornar a baixa produtividade e sua empresa. Continue lendo e confira!  

Quais os sinais da baixa produtividade na empresa? 

A baixa produtividade é um grande problema em todo o mercado. Negócios improdutivos, além de atuarem pressionados pelo acúmulo de trabalho, estão fadados a ficarem atrás dos seus concorrentes.  

Um estudo da Workfront aponta que somente 39% dos expedientes laborais são produtivos. Conforme essa análise, quatro vilões se destacam como decisivos para que essa perspectiva improdutiva vigore:  

  • Longas reuniões (21%);  

  • Distrações (8%);  

  • Serviços administrativos (11%).  

Com foco nisso, percebe-se que a baixa produtividade é provocada pela falta de planejamento e por alguns dos itens listados acima. E esse problema de produção pode apresentar reflexos a partir de:  

  • Alta rotatividade de pessoal;  

  • Tarefas em acúmulo;  

  • Desmotivação dos colaboradores;  

  • Faltas e atrasos constantes dos colaboradores; 

  • Ambiente pesado com brigas e fofocas;  

  • Qualidade das atividades aquém do esperado;  

  • Insatisfação dos clientes. 

O que causa baixa produtividade na empresa?  

A seguir, listaremos algumas das causas de baixa produtividade nos negócios. Acompanhe!  

Falhas de planejamento  

A falta de planejamento é uma das principais razões para a diminuição de produtividade. Afinal, quem não planeja não organiza tarefas, não prioriza e não otimiza seu cotidiano de atividades.  

Em relação à organização, a escassez disso não afeta apenas colaboradores, mas interfere diretamente no caixa, uma vez que haverá gastos desnecessários e sobrecarregamento de vários colaboradores.  

Pressão em excesso  

Uma das causas dos afastamentos do trabalho são pressões que colaboradores sofrem na companhia. Essa pode ser, inclusive, um dos fatores de queda de produtividade.  

Quando o pessoal se sente excessivamente pressionados, acabam cometendo atrasos, ou mesmo pedindo demissão. Esse cenário se torna bem pertinente para a queda em si da produtividade. Isso porque as pessoas tendem a ficar desgastadas, tanto pelo lado físico quanto pelo emocional. 

Falta de incentivo  

Quando se faltam incentivos – sejam benefícios ou crescimento profissional –, o profissional não se sente valorizado e acaba mudando sua visão em relação à empresa. Isso pelo fato de que ele sabe que não terá futuro para se desenvolver, tornando a queda de rendimento uma consequência.  

Liderança ruim  

Um levantamento feito pela Michael Page aponta que 8 em 10 funcionários que pedem demissão dizem ser o chefe o principal motivo.  

Sendo assim, uma liderança ineficaz pode ser reflexo da baixa produtividade, uma vez que os profissionais não confiam no seu líder. Isso afeta diretamente o desenvolvimento diário dos trabalhos.  

Quais os impactos nos negócios?  

A baixa produtividade apresenta impactos negativos nos resultados das organizações. Isso porque, se os funcionários não entregam um trabalho eficiente e com qualidade, o negócio perde capital nesse processo.  

Dentre os problemas, podemos destacar:  

  • Altos custos: o caixa do empreendimento é um dos que mais sofrem efeitos de baixa produtividade, uma vez que equipes improdutivas demoram mais para entregar tarefas, gerando alta nos custos da operação;  

  • Insatisfação dos colaboradores: a baixa produtividade pode ser um reflexo da má gestão na delegação de trabalhos. E essa influência se baseia no sobrecarregamento de colaboradores que se tornam insatisfeitos e desmotivados.  

O que fazer para resolver o problema de baixa produtividade?  

Para solucionar esses problemas de baixa produtividade, você deve agir de maneira estratégica. Assim, após avaliar em profundidade os motivos que estão apontando a insuficiência de performance na empresa, é hora de buscar a solução que mais se adeque ao seu cenário. Veja, a seguir, algumas delas.  

Estipule metas claras 

As metas conferem propósito ao cotidiano de trabalho, visto que os profissionais compreendem a importância de suas atividades e do cumprimento de prazos. Por conseguinte, eles também ficarão bem mais motivados e responsáveis.  

Sendo assim, determine objetivos claros e que sejam alcançáveis, mensurando tudo em tempo integral e mantendo a organização sempre atualizada quanto a esses pontos. 

Otimize a comunicação interna 

Invista nos canais de comunicação corretos para que as metas fixadas possam ser repassadas efetivamente para os times. Além disso, a assertividade dessa ação também possibilita que os colegas troquem conhecimento e desenvolvam novas estratégias, o que é bem eficaz para todos os envolvidos.  

Terceirize atividades 

De acordo com o crescimento das empresas, fica complicado para a gestão dar atenção a tudo sem deixar de se basear no core business. Nessa questão, a terceirização de serviços é uma opção que permite aumento de performance e diminuição de custos. 

É possível terceirizar profissionais ou departamentos completos, como o de TI ou Marketing. A administração também pode ficar sob ajuda de outra empresa, como é o caso de negócios que trabalham como parceiras, realizando a gestão de RH ou de atendimento, por exemplo. 

Automatize tarefas 

A tecnologia está em constante evolução e proporciona várias soluções que auxiliam empresas a terem uma gestão mais eficiente. Desse modo, identifique processos repetitivos e que exigem muito do seu time.  

Um software especializado pode ser aquilo que sua organização precisa para diminuir retrabalhos, gastar menos tempo em atividades manuais e, com isso, focar na estratégia do negócio.  

Um jeito de promover isso é com o Go-Global da Centric. Ele pode ser integrado a um aplicativo ou serviço, sendo que permite o acesso a essas aplicações de qualquer lugar ou dispositivo. 

Você pode configurar e gerenciar complexas ações de forma totalmente remota. Com o Go-Global, o acesso remoto aparece como um recurso importante de integração ao serviço ou aplicativo.  

Suas principais funções são:  

  • Execução de aplicativos Windows a partir de navegadores em HTML5; 

  • Utilização do protocolo RXP que é mais veloz e disponibiliza melhor entendimento de dados;  

  • Customizações; 

  • Transmissão de informações totalmente criptografadas, além de contar com firewall corporativo para reforçar a segurança.  

Enfim, deu para perceber que a baixa produtividade no trabalho exige ações específicas da empresa para solucionar o problema. Uma delas é contar com o apoio da tecnologia, para otimizar e melhorar toda a gestão da organização.  

Gostou deste artigo? Então, que tal entender agora a nova realidade do trabalho pós-pandemia?