Siga nossas redes sociais:

Gestão remota: 8 dicas para liderar equipes à distância

Gestão remota: 8 dicas para liderar equipes à distância

Gestão remota: 8 dicas para liderar equipes à distância

Um bom gestor precisa estar a par de todas a realidade da sua equipe, para que os processos tenham um bom andamento e a rotina de trabalho não seja prejudicada por erros. No entanto, as funções de gestão nem sempre permitem que seja possível estar presente no ambiente corporativo.

É por esse motivo que a gestão remota se tornou uma alternativa bastante procurada nos últimos tempos.


O que é o trabalho remoto?

O trabalho remoto é uma maneira de cumprir as atividades e rotinas profissionais sem necessariamente estar na empresa de maneira física.

Esse formato de trabalho pode ser feito de qualquer lugar que tenha acesso a internet e não se estende somente ao país. De qualquer lugar do mundo é possível trabalhar remotamente, somente contando com uma boa conexão.

O trabalho remoto pode ser uma adaptação emergencial, como tem acontecido com diversas organizações ao redor do mundo durante a pandemia de Covid-19 ou também pode ser uma rotina regular de empresas que preferem captar e reter talentos valiosos, mesmo que exista a barreira geográfica entre eles.

Trabalhar distante do ambiente corporativo traz vantagens como flexibilidade na carga horária do colaborador e nos locais de trabalho. Muitas pessoas que preferem essa alternativa de trabalho gostam de variar os ambientes e é comum que trabalhem em escritórios compartilhados e até mesmo em cafés.

O que é gestão remota?

Com a popularização do trabalho remoto, a liderança remota também se torna muito mais viável e presente na realidade das empresas. A liderança a distância consiste na condução das atividades de equipes profissionais espalhadas por diferentes locais e nas mais variadas situações.

Com a tecnologia à disposição, uma gestão remota pode liderar os colaboradores e se certificar que todas as atividades saiam conforme o previsto, mantendo a cultura da organização e as condições de processos, cuidando para que nada saia dos padrões de qualidade requeridos pela instituição.

Os principais desafios da liderança a distância

Nos últimos anos, presenciamos algumas mudanças na forma com que as empresas e as pessoas encaram a forma de trabalhar e, com isso, as projeções e expectativas para o futuro também ganharam novas possibilidades. No entanto, existem alguns desafios que precisam ser superados para que a gestão remota possa ser cada vez mais eficiente.

Avaliação da produtividade

Um dos maiores desafios da gestão remota é calcular e avaliar a produtividade da equipe, já que cada colaborador fica em um local. Métricas de acompanhamento, rendimento e motivação são mais difíceis de mensurar.

Uma alternativa para essa dificuldade pode ser fazer a análise de desempenho da equipe baseada em resultados alcançados.

Adaptação de tarefas e processos

A adaptação da equipe ao trabalho remoto pode ser outra das coisas a dar trabalho para a gestão. Podem surgir problemas em integrantes da equipe demorarem a se habituar com o novo cotidiano ou aos processos adotados pela liderança.

A migração pode gerar bloqueios produtivos, que podem ser evitados com conversas francas, incentivo e correção.

Comunicação

De fundamental importância para o funcionamento de empresas de todos os tipos e portes, a comunicação precisa estar completamente alinhada para que também não se torne uma dificuldade para a gestão remota.

Leitura e interpretação de textos e áudios podem ficar comprometidas sem a interação física das pessoas. Para evitar ruídos e erros totalmente evitáveis, recomenda-se o uso de ligações telefônicas ou por vídeo.

Ferramentas de gestão

Quando uma equipe não está familiarizada com ferramentas remotas de gestão, surge mais uma dificuldade para a gestão remota, uma vez que ensinar a manusear programas a distância pode ser ainda mais complicado do que pessoalmente.

Por isso, é importante pensar em soluções que contornem esse obstáculo, como investir em uma etapa de treinamento mais intensiva.

Como realizar a gestão remota da melhor forma

Os desafios são muitos, mas com um pouco de adaptação, é possível que a gestão remota aconteça e até mesmo faça com que as equipes fluam com mais efetividade.

Explicar tarefas e processos

Mesmo que a distância, um bom gestor precisa estar disponível para esclarecer dúvidas sobre as demandas e explicar da melhor maneira possível os processos a serem realizados.

Também é um bom momento para demonstrar sua confiança na equipe, dando mais autonomia para os colaboradores.

Estipular metas sólidas

Uma gestão remota saudável também é capaz de apresentar um planejamento de metas que seja sólido e mensurável. No trabalho à distância, os colaboradores precisam estar cientes dos objetivos que precisam atingir para que estabeleçam o comprometimento e colaboração da equipe toda.

Atenção aos prazos

A gestão remota com trabalho à distância precisa ter atenção redobrada no que diz respeito aos prazos e eventuais perdas de agilidade da equipe. Monitorar resultados e manter uma gestão à vista são excelentes soluções para manter tudo controlado.


Utilize boas ferramentas de gestão

A escolha de bons recursos para manter a gestão remota funcionando é fundamental. Tais ferramentas são capazes de controlar o progresso da equipe, as metas e as etapas elaboradas por atividade, entre outras coisas.

Usando as ferramentas certas, a liderança pode monitorar processos e notar se há dificuldades entre os colaboradores.

Reforce os valores da empresa

Estimular os colaboradores divulgando os resultados, avanços e enfatizando a importância de suas conquistas é primordial para manter a equipe motivada e orgulhosa de seus esforços.

Seja transparente

A comunicação é muito importante na gestão remota e precisa ser ainda mais cuidadosa quando a conversa não acontece frente a frente.

Manter os colaboradores informados da situação da equipe e do que precisam fazer no dia a dia também é importante para que todos se sintam parte da empresa, mesmo não estando no ambiente corporativo.

Valorize o otimismo saudável

Uma gestão remota amigável e positiva faz muita diferença para o rendimento da equipe, mantendo os colaboradores ativos e motivados para realizarem seu trabalho. A liderança precisa inspirar através do carisma e sempre manter o respeito entre toda a equipe.

Invista em tecnologia

A tecnologia é a grande facilitadora dos gestores, principalmente quando se trata de trabalho remoto. A Centric oferece as melhores soluções com produtos que favorecem a gestão remota e o trabalho a distância.

Saiba como realizar a gestão remota do seu negócio com a Centric

Agora que você já conhece as necessidades da gestão remota, pode contar com a Centric para garantir que os eu negócio esteja preparado para esse avanço. Levamos em conta as demandas do momento e também os fatores específicos para cada empresa.

Por isso, oferecemos um serviço personalizado e de qualidade. Nossos especialistas estão sempre prontos para oferecer as melhores soluções do mercado, contate-nos e tire todas as suas dúvidas.