Siga nossas redes sociais:

Conheça o ADAudit Plus e leve suas exigências de segurança para o próximo nível!

ADAudit

Conheça o ADAudit Plus e leve suas exigências de segurança para o próximo nível!

Auditorias de segurança em TI são essenciais. E o ADAudit Plus é uma importante ferramenta que oferece análises sobre alterações e permissões de usuários, entre outros pontos.

Em tempos em que o Brasil bate recordes em tentativas de invasões, é essencial contar com o que há de melhor no mercado para manter o alto nível de segurança e padronização.

Para se ter uma ideia, segundo o relatório divulgado pelo FortiGuard Labs, foram 16,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos apenas no primeiro semestre de 2021.

Os mega vazamentos também preocupam: não raro, são identificados casos como o que expôs 400 milhões de dados pessoais, incluindo CNPJs, endereços, rendas e até mesmo placas de veículos.

Nesse sentido, o ADAudit Plus mantém os gestores sempre alertas. Seus relatórios com análises detalhadas e personalizadas ajudam a perceber qualquer possibilidade de ameaça.

E para entender como esses relatórios são realizados, bem como as principais funções do ADAudit Plus, siga conosco.

Como o ADAudit Plus atua?

Software de auditoria do Active Directory, o ADAudit Plus atua com relatórios e alertas que indicam divergências.

Ele verifica se as exigências de segurança, auditoria e conformidade estão sendo seguidas conforme o que foi estabelecido por órgãos públicos reguladores, bem como pelas regras internas.

O ADAudit Plus oferece ao gestor de TI os complementos necessários para que gerenciamentos de mudanças sejam realizados de forma ainda mais eficiente e com uma possibilidade de monitoração constante.

Outro ponto interessante do ADAudit Plus é que seus relatórios e alertas são entendidos com bastante facilidade até mesmo por pessoas que não têm grande experiência com operações de auditoria. 

Todas as informações, como os dados relacionados às alterações, podem ser visualizadas em seu painel ou, se necessário, em arquivos XLS, HTML, CSV e PDF – além de oferecer a função de imprimir dados listados para auxiliar na interpretação dos analistas.

Quais relatórios o ADAudit Plus vai fornecer para a sua empresa?

O ADAudit Plus oferece relatórios bem detalhados que ajudam bastante na compreensão das questões relacionadas à auditoria da sua TI. Aqui, citaremos 5:

  1. Relatórios de novos usuários administradores
  2. Relatórios sobre quem criou usuários
  3. Relatório de mudança de permissões para usuários
  4. Relatório de quem apagou um arquivo no servidor
  5. Relatório de quem tentou acessar uma determinada pasta

Você vai perceber que cada um desses relatórios complementa o outro e permite que sua empresa tenha uma visão completa sobre acessos, gerenciamentos e manuseios de arquivos sensíveis no servidor.

Com estes alertas, você saberá imediatamente se algo errado está ocorrendo – principalmente, por tentativas de acessos indevidos. Vamos conferir cada tipo de relatório:

Relatório de novos usuários administradores

Esse relatório tem como função principal apresentar quais foram os usuários adicionados a grupos de segurança. Nele, estará o histórico completo sobre:

  • quem foi o usuário adicionado;
  • quem adicionou esse usuário;
  • qual é o nome do grupo ao qual esse usuário foi adicionado;
  • qual o domínio.

Para acessar esse relatório, basta clicar no menu “Azure AD” > Group Management > Recently Added Members to Security Groups.

Após essa seleção, você terá informações completas sobre todos os usuários adicionados.

Relatório sobre quem criou usuários

Ele tem como objetivo não só indicar quais são os novos usuários, como também apresentar quem os adicionou e todos os detalhes envolvidos nesse processo, como data, horário e user principal.

Para acessar esse relatório, clique no menu “Azure AD” > User Management > Recently Created Users.

Relatório de mudança de permissões para usuários

A função desse relatório é mostrar ao gestor quais foram os usuários que tiveram suas permissões alteradas, quem o fez, quando isso ocorreu, qual foi o nível de alteração e quais são as novas permissões deste usuário.

Para acessar esse relatório, você precisa clicar no menu “Reports” > Permission Changes > User Permission Changes.

Relatório de quem tentou acessar uma determinada pasta

As tentativas de acessos indevidos por users cadastrados precisam ser monitoradas o tempo todo. Nesse relatório, o gestor de TI consegue saber se houve tentativas de acessos a pastas indevidas e quando isso ocorreu.

Para acessar esse relatório, você vai em “File Audit” > File Audit Reports > Failed Attempt to Read File.

Relatório de quem apagou um arquivo do servidor

Perdas de arquivos podem ser bastante extremamente prejudiciais quando ocorrem com dados importantes. Então é imprescindível acompanhar constantemente quaisquer alterações realizadas.

Nesse relatório, será possível analisar quais arquivos foram excluídos, por quem, quando e qual era a localização do arquivo.

Para acessar esse relatório, é simples: clique no menu “File Audit” > Files Deleted.

ADAudit Plus: relatórios para quaisquer necessidades de gerenciamento

Além disso, vale lembrar, o ADAudit Plus oferece mais de 200 tipos de relatórios que podem proteger os dados da sua empresa das mais diferentes maneiras.

O ADAudit Plus é compatível com a sua empresa?

Sim. O ADAudit Plus pode ser configurado para as mais diferentes necessidades de empresas de qualquer porte. Afinal, quando se trata de dados sensíveis, é essencial monitorar os tipos ou tentativas de acessos que podem trazer prejuízos.

O alto nível de atendimento oferecido garante acompanhamentos e treinamentos e atua para sanar qualquer tipo de dúvida, além de extrair o nível máximo de funcionalidades da ferramenta.

Além disso, a alta personalização do ADAudit Plus garante que cada negócio seja atendido plenamente com rapidez, de forma otimizada e segurança completa.

Ou seja: seus gestores encontrarão tudo o que precisam em poucos cliques e serão alertados sempre que houver tentativas suspeitas de acessos não autorizados.

·         Veja também: Gerenciamento de identidade e acesso: por que adotar na sua empresa?

Onde encontrar o ADAudit Plus para instalar?

Você percebeu o quanto o ADAudit Plus é importante para a segurança de dados de sua empresa, certo? Como solução para gestão de AD, o ADAudit Plus oferece visibilidade completa sobre a atual situação do Active Directory.

Na Centric Solutions, você tem acesso ao ADAudit Plus com todas as funcionalidades desejadas. Com o auxílio dos especialistas da Centric Solutions, você consegue utilizar com facilidade todos os benefícios do ADAudit Plus, como:

  • identificar ameaças internas;
  • monitorar logins de usuários;
  • manter o Compliance ajustado;
  • acessar, configurar e personalizar relatórios e alertas;
  • realizar o arquivamento de dados auditados;
  • e muito mais!

Acesse agora mesmo nosso site e teste gratuitamente o ADAudit Plus!