Siga nossas redes sociais:

Desafios e estratégias na Gestão de TI: um guia para o sucesso empresarial

Descubra como a Gestão de TI se tornou crucial para o sucesso empresarial na era da transformação digital.

Desafios e estratégias na Gestão de TI: um guia para o sucesso empresarial

A Tecnologia da Informação (TI) ocupa um papel, cada vez mais, estratégico no mundo corporativo. Essa tendência tem como uma das principais causas a transformação digital, que tem influenciado o comportamento dos consumidores e das empresas atualmente.

Hoje, é inimaginável uma organização não contar com recursos digitais para prestar um atendimento mais ágil ao público-alvo. Contudo, é necessário disponibilizar soluções com alto nível de usabilidade e disponibilidade para gerar uma conexão com os clientes.

Neste artigo, vamos apresentar os principais desafios e estratégias na gestão de TI. O objetivo é mostrar os caminhos para a sua empresa alcançar resultados mais expressivos. Confira!

 

A importância da Gestão de TI nas empresas modernas

Será que o site corporativo pode ser acessado com facilidade?

Os sistemas com dados institucionais apresentam um elevado grau de segurança da informação?

A empresa tem soluções tecnológicas confiáveis para verificar a performance das vendas e a situação do estoque em tempo real?

Com um gerenciamento de TI devidamente estruturado, todos os questionamentos acima podem ser respondidos de maneira positiva. Em outras palavras, uma organização será mais competitiva desde que conte com recursos de tecnologia da informação capazes de agregar valor aos serviços.

Dessa maneira, não basta investir em soluções robustas para alcançar um rendimento notável. É necessário aliar o uso inteligente dos ativos tecnológicos com a presença de uma equipe motivada e capacitada.

 Sem dúvidas, concretizar esse cenário está entre os desafios e estratégias na gestão de TI. E é sobre esse tópico que falaremos a seguir, acompanhe.

6 desafios da gestão de TI e dicas para superá-los

Com certeza, um gestor de TI precisa ter um alto conhecimento técnico e soft skills para extrair todo o potencial dos colaboradores. E para isso ser viável, é crucial superar os desafios que serão apresentados nos próximos tópicos.

Leia com atenção!

1. Falta de comunicação e gestão de equipes remotas

Mostrar como os serviços devem ser executados com clareza é um dos obstáculos enfrentados pelos gestores de TI atualmente. Essa situação se torna, ainda mais, difícil de ser administrada com os colaboradores em trabalho remoto.

Como vencer esse desafio?

O primeiro passo é usar a tecnologia de forma inteligente. Ou seja, usar aplicativos que mostram, com antecedência, as tarefas a serem executadas ao longo de um período (dia, semana, quinzena ou mês, por exemplo).

Também é válido realizar reuniões para alinhar os procedimentos. Esses encontros devem ter uma pauta e um prazo de duração definidos. Dessa forma, torna-se mais simples chegar a um consenso, o que é fundamental para aumentar a produtividade da equipe.

2. Segurança cibernética

Aprimorar a segurança cibernética, inegavelmente, faz parte dos desafios e estratégias na gestão de TI. Afinal, manter os dados seguros e disponíveis é indispensável para a saúde financeira e a imagem institucional. 

Como vencer esse desafio?

Além de selecionar e contratar soluções avançadas para proteger as informações, uma empresa precisa investir na capacitação e na conscientização dos colaboradores sobre os riscos cibernéticos. São medidas que devem sempre ser aprimoradas, pois os cibercriminosos adotam meios, cada vez mais, sofisticados para afetar as organizações.

3. Restrições orçamentárias

De acordo com o estudo da Spiceworks, 84% das empresas estão preocupadas com uma recessão econômica. Apesar disso, 66% desejam ampliar o orçamento de TI para 2024. Com certeza, isso mostra como a Tecnologia da Informação se tornou relevante no mundo corporativo. 

Como vencer esse desafio?

Primeiramente, é necessário fazer uma análise detalhada dos gastos de TI, pois influenciam na evolução digital da empresa. Outro ponto importante é aderir à mentalidade de fazer mais com menos, sem abrir mão da qualidade dos serviços.

Para isso ser concretizado, os gestores de TI têm a missão de saber onde investir e como o uso das soluções tecnológicas estará alinhado com o planejamento estratégico do negócio.

Além disso, eles precisam identificar e potencializar os talentos da equipe, abrindo um cenário mais favorável para inovar e expandir a produtividade. 

4. Sistemas legados

Nos desafios e estratégias na gestão de TI, muitas organizações necessitam ter uma atenção especial com os sistemas legados. Isso porque eles nem sempre se integram facilmente às novas tecnologias, o que pode comprometer o desempenho e a segurança da informação.

Como vencer esse desafio?

Para manter o ambiente de TI mais protegido e conectado com a transformação digital, o indicado é criar um plano para substituir os sistemas mais antigos e modernizar a infraestrutura tecnológica.

Essa iniciativa sendo devidamente executada proporcionará à empresa uma maior capacidade de suprir as demandas internas e externas.

5. Gestão de dados

Com a digitalização da economia, os dados literalmente passaram a ser o novo petróleo. Em razão disso, as empresas devem administrá-los com inteligência e prudência.

Essa tendência exige do setor de TI muito planejamento e criatividade. Afinal, o crescimento acelerado do volume de informações torna essa missão, cada vez mais, desafiadora.

Como vencer esse desafio?

Cada vez mais as instituições têm adotado a computação em nuvem para gerenciar os dados com mais flexibilidade e segurança. À medida que uma organização implementa políticas e procedimentos avançados no gerenciamento de dados, maiores são as chances de usá-los para agregar valor aos serviços.

6. Escassez de talentos

Uma liderança atenta aos desafios e estratégias na gestão de TI sabe que não é fácil recrutar, identificar e reter novos talentos.

Prova disso é uma pesquisa da Spiceworks, em que 63% dos líderes sêniores relatam dificuldades para contratar e manter profissionais qualificados na Tecnologia da Informação.

Como vencer esse desafio?

Uma excelente alternativa é entender a dinâmica do mercado de TI, ou seja, as práticas que atraem e retêm trabalhadores do setor na empresa.

A flexibilidade no modelo de trabalho e as oportunidades de capacitação e de evolução profissional também devem ser levadas em consideração para uma gestão mais eficiente dos talentos.

Uma TI moderna e eficiente para negócios com o olhar no futuro

Não há dúvidas de que os investimentos e as ações em Tecnologia da Informação precisam estar alinhados com o planejamento estratégico institucional. Do contrário, acompanhar os avanços da transformação digital será praticamente inviável.

Neste conteúdo, você viu que os desafios e as estratégias na gestão de TI precisam estar conectados com a modernização da empresa e para entender isso com mais profundidade não deixe de baixar, agora mesmo, o e-book:  “como garantir uma infraestrutura de TI mais produtiva”.

O conhecimento nos ajuda a manter o foco na melhoria contínua e a avançar de forma consistente. Bons estudos!