Siga nossas redes sociais:

Virtualização de Aplicativos para empresas: vale a pena? 

Virtualização de aplicativos

Virtualização de Aplicativos para empresas: vale a pena? 

As empresas necessitam de soluções tecnológicas que sejam flexíveis e, ao mesmo tempo, que sejam capazes de aumentar a produtividade, sem deixar de lado os cuidados com a segurança da informação. Essa conjuntura tem colaborado para os gestores terem um olhar mais atento para a virtualização de aplicativos.


Afinal, essa iniciativa tem como uma das principais características viabilizar o uso de sistemas institucionais em diferentes dispositivos e plataformas. Assim, faz com que uma companhia tenha mais dinamismo e conectividade com as tendências da transformação digital.


Neste artigo, vamos destacar o funcionamento e as vantagens da virtualização de aplicativos. Também mostraremos como os produtos GoGlobal, fornecidos pela Centric, podem ajudar a obter ótimos resultados com esse procedimento.  Confira!


Virtualização de aplicativos: conheça mais sobre o assunto


Como funciona o processo de virtualização? Consiste basicamente em um processo responsável por fazer com que um aplicativo possa ser utilizado de forma plena em sistemas operacionais, independentemente da origem da solução.

Para isso acontecer, é necessário que uma camada de virtualização faça o elo entre o app e o sistema operacional.

A partir disso, são executados os subconjuntos de um app virtualmente, sem que o sistema operacional subjacente tenha a performance afetada. Essa ação ocorre pelo fato de a camada de virtualização substituir um “pedaço” do ambiente de tempo de execução disponibilizado frequentemente pelo sistema operacional.


Dessa forma, os arquivos e as alterações de log de registro são desviados com transparência para apenas um arquivo executável, em vez de vários em um sistema operacional. Essa prática faz com que um aplicativo possa rodar tranquilamente em outros dispositivos.

Outro aspecto relevante é fazer com que aplicativos, antes incompatíveis, consigam rodar de maneira paralela.


Lembrando que a virtualização de aplicativos deve estar em harmonia com a virtualização de desktops. Esta permite que os recursos de uma máquina física sejam disponibilizados em outros dispositivos, de acordo com as melhores práticas do segmento de TI.


Os benefícios que a Virtualização de aplicativos pode trazer


A virtualização de aplicativos proporciona uma série de vantagens para as organizações. Uma delas engloba a flexibilidade, pois permite que um aplicativo seja executado em diferentes sistemas operacionais, sem perder o rendimento.

Sem dúvida, esse é um fator muito importante para ajudar os usuários a empregarem os recursos tecnológicos de maneira ágil e eficiente.

Também vale ressaltar que a virtualização de aplicativos contribui para a economia de recursos, fazendo com que uma companhia não precise investir em várias versões de um software para viabilizar o andamento dos serviços.

Em um cenário de extrema competitividade, é crucial reduzir gastos para alcançar o crescimento sustentável

Ao adotar mecanismos avançados de gestão de TI, uma empresa também se mostra mais alinhada com a eficiência operacional e a otimização de recursos. Isso porque mantém os serviços em plena atividade, utilizando os ativos de acordo com a demanda.

Em outras palavras, passam a explorar a potencialidade de softwares e hardwares de forma estratégica, minimizando desperdício de tempo e de dinheiro. Trata-se de um detalhe que não pode passar despercebido pelos gestores de TI, em hipótese alguma.


Conheça mais sobre o papel estratégico do GoGlobal na virtualização de aplicativos


E, para aproveitar ao máximo as vantagens da virtualização de aplicativos, é imprescindível compreendermos o funcionamento da ferramenta GoGlobal. Ela consiste em uma solução que otimiza a entrega de apps Windows, tornando o processo menos oneroso e mais simples.

Isso acontece porque esse recurso permite criar uma nuvem privada para os usuários acessarem os sistemas de forma segura em qualquer região, sem haver interferência de fatores, como conexão, localidade, plataforma ou sistema operacional.

Desenvolvido pela empresa norte-americana Graphon e fornecido pela Centric para clientes brasileiros, o GoGlobal possibilita a integração de aplicativos independentes a serviços do Windows por meio da funcionalidade de acesso remoto.

Isso ajuda a fornecedores de software e a provedores de hospedagem a expandir e a melhorar os serviços prestados ao público-alvo.


Especificidades


Com foco em dinamizar a virtualização de aplicativos, a solução GoGlobal tem diversos recursos específicos. Um deles é de ser executada em vários sistemas operacionais (Windows, Linux, Mac, Android e IOS).

Ela também permite a execução de aplicativos  Windows em navegadores com HTML 5. Outro aspecto positivo é o uso do protocolo RXP, que se caracteriza por ser mais rápido e proporcionar uma melhor compreensão dos dados.

Além disso, a solução viabiliza a transmissão de dados de forma totalmente criptografada, fazendo com que haja um reforço expressivo na proteção das informações.

O GoGlobal ainda propicia customizar o uso, ou seja, dá liberdade para o usuário criar botões e menus de ferramentas personalizados para apps do Windows, acessados através de um dispositivo móvel.


Segurança e conformidade


A ferramenta GoGlobal foi projetada para garantir a segurança das aplicações de missão crítica de uma empresa. Assim, atua para que os dados sensíveis estejam mais protegidos em um servidor central, com um suporte de um firewall corporativo.

É inquestionável a necessidade de adotar mecanismos que dificultem, ao máximo, as ações dos cibercriminosos. Esse mesmo cuidado deve abranger principalmente a virtualização de aplicativos, que tem como uma das principais metas aumentar a produtividade dos colaboradores, sem renunciar à segurança.

Vale ressaltar que, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as organizações devem ter bastante cautela com a gestão dos dados. Afinal, o vazamento de informações de clientes e parceiros pode resultar em multas de até R$ 50 milhões, além de afetar negativamente a reputação.

Na conjuntura atual, estar de acordo com as melhores práticas de gestão e as normas governamentais é um bom caminho para ter mais credibilidade e prestígio no mercado. Com certeza, esse é um ótimo motivo para empregar corretamente a virtualização de aplicativos.


GoGlobal é com a Centric!


Aumentar a flexibilidade do acesso às ferramentas, expandir a produtividade da equipe e aprimorar a segurança dos dados são fatores que justificam um investimento em virtualização de aplicativos.

Contudo, é preciso contar com uma solução de ponta, como a GoGlobal, fornecida pela Centric no mercado nacional, para o rendimento ser notável.

Se pretende manter o foco na melhoria contínua e aprimorar o uso dos recursos de TI, entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo! Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre o GoGlobal e te ajudar a utilizá-lo de forma plena.