Siga nossas redes sociais:

Virtualização de desktops: o que é e como implantar na sua empresa 

Virtualização de desktops: o que é e como implantar na sua empresa 

Virtualização de desktops: o que é e como implantar na sua empresa 

Com a expansão do home office, as organizações perceberam quão vantajoso é adotar a virtualização de desktops. Afinal, essa tecnologia possibilita aos empregados acessarem diferentes estações de trabalho de forma remota.

Assim, torna-se viável para os colaboradores trabalharem de qualquer localidade com uma conexão à internet, a partir de um desktop ou dispositivo móvel (tablet, smartphone, laptop, entre outros).

Outro aspecto positivo é propiciar o acesso a ferramentas de trabalho independentemente do sistema operacional de preferência do usuário.

Neste artigo, vamos apresentar o conceito, as modalidades e as principais vantagens da virtualização de desktops. A meta é fazer com que você compreenda como essa tecnologia pode agregar valor ao seu negócio. Confira!

O que é virtualização de desktops

A virtualização de desktops é, basicamente, em recurso que possibilita separar o sistema operacional e as respectivas aplicações do dispositivo físico do usuário.

Dessa maneira, um funcionário pode ter acesso aos sistemas e arquivos de uma empresa, mesmo não os tendo instalados no computador ou celular pessoal, por exemplo.

Vale destacar que a virtualização de desktops tem como base o modelo cliente/servidor. Nele, o sistema operacional e as demais aplicações selecionadas pela corporação estão armazenadas em um servidor situado na nuvem ou em um Data Center.

A partir desse procedimento, o usuário pode escolher o dispositivo que deseja trabalhar no dia a dia. Isso colabora para o fortalecimento da tendência do BYOD (Bring Your Own Device), dando liberdade para os colaboradores atuarem com o desktop ou dispositivo móvel preferido.

Logicamente, é necessário que seja adotada uma política de segurança da informação. Essa iniciativa contribui para o conceito de virtualização de servidores ser implementado corretamente e atingir os resultados previstos.

Conheça os diferentes tipos de Virtualização de Desktops

Agora que você já tem uma visão clara do conceito dessa tecnologia, nada melhor do que conhecer as modalidades dela empregadas atualmente. Pensando nisso, vamos expô-las em detalhes para facilitar a sua compreensão e implementação na sua empresa.

Acompanhe!

Desktop como serviço (DaaS)

Nesta modalidade, um dos principais elementos é o fato de as máquinas virtuais (VMs) estarem hospedadas em um servidor de computação em nuvem de um provedor terceirizado.

Esse aspecto faz com que esse modelo seja bastante escalável, ou seja, a empresa pode aumentar o número de desktops virtuais, de acordo com a demanda. Isso, sem dúvida, é um benefício que merece ser analisado com muita atenção pelos gestores de TI.

Mais um ponto favorável do DaaS abrange expandir a capacidade de armazenar novos aplicativos em curto prazo.

Se uma organização deseja contar com outros sistemas robustos para melhorar a qualidade dos serviços, esse modelo de virtualização de servidores terá amplas condições de suportar a nova carga.

Também vale destacar a flexibilidade da precificação do provimento dos serviços de TI por meio do DaaS. Caso haja aumento ou queda na demanda, é possível modificar o valor dos serviços de maneira simples, desde que isso esteja devidamente previsto em contrato.

Serviços da área de trabalho remota (RDS)

Denominado também de Remote Desktop Session Host (RDSH), essa modalidade de virtualização possibilita o acesso remoto às áreas de trabalho e aplicativos do Windows pelo sistema operacional Microsoft Windows Server.

Além disso, o RDS é capaz de suportar um grande número de usuários simultaneamente de acordo com a capacidade do hardware do servidor. Considerando esse fator, esse tipo de virtualização de desktops pode gerar uma economia significativa, o que aumenta as chances de um retorno mais rápido do investimento.

Infraestrutura de desktop virtual (VDI)

Esse modelo se caracteriza pelo sistema operacional ser executado em uma máquina virtual (VM), que fica em um servidor instalado em um Data Center. Essa prática permite que os sistemas e arquivos institucionais sejam enviados até o dispositivo do usuário final.

Em outras palavras, o VDI faz com que os empregados tenham uma VM própria para explorar as funcionalidades do sistema operacional através de uma camada de software denominada de hypervisor.

Ela possibilita que todos os recursos sejam gerenciados de forma virtual, dando mais flexibilidade aos colaboradores.

Esse é um fator que torna esse modelo de virtualização de servidores uma das alternativas mais valorizadas pelas companhias na conjuntura atual.

Por outro lado, é necessário um conhecimento técnico e a adoção de uma infraestrutura de TI de ponta para explorar as potencialidades do VDI ao máximo.

Virtualização de desktops: benefícios para empresas

Quais são as grandes vantagens da virtualização de desktops na atualidade? Para conhecer a resposta em detalhes, a dica é ler os próximos tópicos com bastante atenção!

Redução de custos com virtualização de desktops

Em virtude da possibilidade de adotar dispositivos clientes mais simples por um longo período, é perfeitamente viável economizar com a virtualização de desktops. Afinal, não é necessário a troca periódica de equipamentos para implementar essa tecnologia.

Assim, uma empresa evita investir pesado em computadores de última geração. Outra vantagem é minimizar as despesas com atualizações e manutenções, o que ajuda a controlar o orçamento.

Aumento da segurança de dados com virtualização

Com os dados não estando armazenados em um desktop ou no dispositivo móvel do empregado, o risco de perdê-los ou de vazá-los será reduzido consideravelmente.

O motivo é que as informações estarão armazenadas em servidores que apresentam um elevado grau de segurança. Isso ainda colabora para fortalecer a reputação de uma companhia.

Maior flexibilidade e facilidade de gerenciamento

As empresas sabem que os funcionários estão em busca de mais mobilidade e qualidade de vida. Nesse sentido, a virtualização de servidores permite não apenas trabalhar fora do escritório, mas também gerenciar os recursos de maneira mais eficiente.

Tudo isso é fundamental para expandir a produtividade e bater metas mais ousadas.

Automação de tarefas

Nem sempre é fácil executar, no momento certo, as atualizações de software. Com o uso de bons modelos de virtualização, esse serviço e outras atividades podem ser feitos de forma automática.

Esse procedimento permite agilizar os procedimentos da equipe de TI e manter os funcionários focados nas ações que realmente são importantes para serem concretizadas.

Saiba como implementar a virtualização de desktops na sua empresa

Um passo importante para implantar a virtualização de desktops de forma correta abrange a escolha do modelo mais adequado para a companhia. Também é muito relevante ter um suporte de ponta para minimizar os efeitos de eventuais problemas durante a migração.



A recomendação é contar com o apoio de uma empresa experiente no fornecimento de soluções voltadas para a virtualização. Essa medida proporcionará mais agilidade e segurança ao processo, minimizando os riscos de paralisações imprevistas.

Se está em busca de otimizar a performance da infraestrutura tecnológica, leia agora mesmo este artigo sobre a gestão de recursos de TI. Com certeza, o conhecimento nos ajuda a tomar as melhores decisões.