Siga nossas redes sociais:

Computação em nuvem: tendência no setor de TI em 2024 

Computação em nuvem: tendência no setor de TI em 2024 

A adaptação às transformações de mercado é crucial para a competitividade empresarial, permitindo antecipação a desafios iminentes. A computação em nuvem, por exemplo, possibilita acesso flexível a dados e aplicativos, eliminando a necessidade de infraestrutura local. Nesse contexto, surge como uma aposta sólida para 2024. 

De acordo com uma pesquisa da GlobalData, divulgada pelo DecisionReport, espera-se que a tecnologia movimente impressionantes US$ 11 bilhões na América Latina até 2025. 

Vantagens estratégicas 

Entre seus benefícios, abaixo temos as quatro principais: 

1. Flexibilidade e redução de custos 

A possibilidade de acessar recursos e aplicativos de qualquer lugar impulsiona o trabalho remoto, aumentando a flexibilidade e a mobilidade da equipe. Além disso, a economia nos custos de hardware e software, sem a necessidade de investir em servidores físicos, destaca-se como uma vantagem significativa. 

2. Segurança cibernética aprimorada 

A computação em nuvem oferece melhorias com backups automáticos, criptografia de ponta a ponta e autenticação de usuários, garantindo a integridade e confidencialidade dos dados. 

3. Trabalho em conjunto com a inteligência artificial 

A IA desempenha papel fundamental em várias aplicações, transformando as operações empresariais. Portanto, a sinergia entre a inteligência artificial e a computação em nuvem potencializa avanços notáveis. Segundo a IDC, empresas que adotarem IA e automação em seus processos de TI podem economizar 25% do tempo gasto em tarefas de gerenciamento e manutenção até 2024. 

4. Oportunidades de carreira 

À medida que as empresas migram para a computação em nuvem, a demanda por especialistas cresce. Profissionais qualificados desempenham papéis-chaves no design, na implementação e na gestão de infraestruturas em nuvem, criando oportunidades empolgantes e desafiadoras para o desenvolvimento de carreiras sólidas. 

Confira mais das soluções oferecidas pela Centric!