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Como realizar monitoramento 24×7 em nuvem

monitoramento 24x7 - Centric Solution

Como realizar monitoramento 24×7 em nuvem

Atenção aos detalhes é crucial para a manutenção da competitividade de qualquer empresa no ambiente de negócios atual. Para que uma organização conheça e monitore precisamente os aspectos do seu ambiente de TI, é fundamental contar com um bom e completo monitoramento 24×7 do DevOps e dos ativos de TI.

Com esse recurso, será possível maximizar a disponibilidade do seu sistema, a produtividade do pessoal e mais. Pela importância desse tema, preparamos este material que explica melhor o que é o monitoramento 24×7, quais vantagens serão conquistadas pela sua empresa e como implementá-lo!

O que é monitoramento 24×7?

Consiste no suporte de um ambiente de TI durante 24 horas por dia durante 7 dias da semana, o que significa que a empresa tem à disposição informações sobre os computadores, roteadores, redes, sistemas e outros ativos do TI em tempo integral, bem como suporte profissionais especializados.

Esse procedimento permite medir em tempo real e durante todo o dia o funcionamento dos recursos das redes de computadores. Por exemplo, você pode verificar o tempo total de disponibilidade dos sistemas, da sua plataforma ou seu site, bem como detectar eventuais fontes de problemas e saber como resolvê-los.

Por isso, é um serviço crucial para garantir o pleno funcionamento e desenvolvimento de empresas de qualquer ramo e porte, incluindo as pequenas e médias empresas (PMEs). Esse monitoramento pode ser executado por uma equipe interna (contratada pela própria empresa) ou terceirizada, sendo que esse último é mais vantajoso pelo fato da atividade ser delegada para um serviço especializado.

Será necessário analisar certos aspectos da empresa antes de implementar um recurso especializado no monitoramento 24×7. Alguns dos fatores mais relevantes que devem ser considerados são:

  • Suporte: verifique a qualidade do suporte da fornecedora da solução, que deve prestar um atendimento completo, ágil e tentar solucionar dúvidas no primeiro contato;
  • Extensão no monitoramento: deve englobar o desempenho do site e dos aplicativos, servidor, as transações na Web, da rede, da nuvem pública e privada, do usuário real, de logs da nuvem, e dos clientes (RMM para MSPs e CSPs);
  • Planos: tenha diferentes planos com variados recursos, permitindo que você escolha o mais adequado ao seu negócio;
  • Nuvem: que a aplicação funcione em cloud, ou seja, esteja disponibilizada em servidores de terceiros e possibilite uma gestão remota.

Quais as principais vantagens do monitoramento 24×7 em nuvem?

De forma geral, o monitoramento 24×7 em nuvem elimina ou minimiza dores de cabeça que o gestor tenha sobre a disponibilidade do seu portal, medo de ciberataques e outros problemas. Com esse recurso, você pode dormir ou realizar suas atividades com menos preocupações. Mas seus benefícios são mais amplos que muitos imaginam e beneficiam diretamente o crescimento da empresa.

Entenda os principais deles a seguir.

Economia de custos

Muitas vezes os colaboradores ficam ociosos quando ocorre uma indisponibilidade ou outro problema no sistema corporativo, já que eles precisam aguardar que a questão seja resolvida. Com o monitoramento 24×7 em nuvem, esses problemas serão identificados mais rapidamente e podem ser solucionados imediatamente, permitindo que o seu pessoal retorne às suas atividades.

Outra forma de economia está ligada à possibilidade de ter uma equipe de TI mais enxuta, já que a empresa não precisará designar alguns de seus profissionais para isso. O pessoal dessa área também poderá se concentrar às atividades mais estratégicas, o que agrega mais valor para cada hora trabalhada.

Como se não bastasse, são minimizados os riscos de que a empresa tenha problemas ou indisponibilidade quando for realizar negociações, atender clientes, entre outras situações, o que maximiza os ganhos da empresa.

Melhor resolução de problemas

Quando ocorre um problema no ambiente de TI da empresa, a equipe interna precisa analisar o incidente, estudá-lo e criar planejamentos para atenuá-lo. Graças ao monitoramento 24×7, a empresa terá à sua disposição uma aplicação especializada e profissionais altamente competentes para solucionar eventuais problemas.

Isso minimiza o tempo de espera dos colaboradores e garante que os entraves sejam solucionados da melhor forma.

Minimização de erros

Para garantir produtividade e segurança dentro de uma empresa, sua margem de erro precisa ser mínima. Quando você tem um aplicativo especializado e o suporte de uma empresa experiente, eventuais erros são identificados e corrigidos na fonte, o que minimiza as chances de que eles ocorram novamente no futuro.

Hierarquização de chamadas

Várias chamadas podem surgir durante a rotina corporativa, mas algumas podem ser mais graves que outras. Ao unir um monitoramento 24×7 e Help Desk de qualidade, é possível identificar e dar prioridade às questões que podem trazer mais riscos à produtividade ou segurança do negócio, minimizando os danos ao negócio.

Como implementar o monitoramento 24×7 em nuvem na sua empresa?

Para aproveitar dessas vantagens, você precisa ter o apoio de um parceiro estratégico experiente que ajude na implementação, treinamento e suporte da aplicação. É importante que seu parceiro faça um diagnóstico do seu negócio, ajude a desenvolver projetos que somem valor para sua organização e alcance os resultados esperados, diferenciais que estão presentes na Centric.

Porém, existem boas práticas de implementação que precisam ser tomadas pelo seu negócio. A primeira delas consiste na construção de uma cultura organizacional voltada à inovação, pois de nada adianta implantar tecnologias se elas não serão aproveitadas pela equipe.

Os colaboradores de TI e os líderes devem conhecer a importância do monitoramento 24×7, além de saber como utilizá-lo na prática. Por exemplo, eles devem aproveitar da tecnologia e analisar os relatórios que ele gera, assim poderão identificar quais são os principais problemas da infraestrutura de TI e tomar as medidas para aumentar sua eficiência.

Outra prática consiste em fazer a migração para a cloud, ou seja, o negócio deve adotar um ambiente nuvem e passar a realizar suas atividades nele (cloud computing). Com essa mudança, é possível acompanhar todos os ativos de TI e o DevOps por meio da aplicação de monitoramento 24×7 em um único ambiente.

Percebe-se que o monitoramento 24×7 traz vários benefícios para o negócio, podendo ser um grande diferencial para potencializar seu desenvolvimento. Entretanto, você precisará de uma solução completa e do suporte de uma empresa que auxilie na implementação dessa tecnologia.

Quer aproveitar das vantagens do monitoramento 24×7?

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