Siga nossas redes sociais:

Planejamento estratégico de TI: como criar na sua empresa? 

planejamento estratégico de TI

Planejamento estratégico de TI: como criar na sua empresa? 

A transformação digital criou um cenário no qual a Tecnologia da Informação (TI) passou a ter um papel muito importante para as organizações atingirem um crescimento sustentável e uma melhoria contínua dos serviços. Por outro lado, atingir esse patamar somente é viável por meio de um planejamento estratégico de TI.  

Neste artigo, vamos destacar diversos aspectos sobre como a adoção de uma estratégia voltada para otimizar o uso dos recursos tecnológicos é essencial na atualidade. Confira! 

Antes de começarmos: o que é um planejamento estratégico de TI? 

Consiste em um conjunto de ações com indicadores que estabelecem como o setor de Tecnologia da Informação deve atuar para uma instituição estar mais conectada com os desejos e as prioridades dos stakeholders. 

O planejamento estratégico de TI envolve a estruturação e a execução de atividades do setor. Além disso, precisa estar completamente alinhado com as metas organizacionais. Outros pontos importantes são abranger a visão de futuro do negócio e ser adaptável às modificações relacionadas com os ambientes interno e externo.   

O que a sua empresa ganha ao criar e aplicar o planejamento estratégico de TI? 

Não há dúvidas de que a elaboração de uma estratégia corporativa de TI proporciona muitas vantagens. Para você identificar isso devidamente, vamos apontar benefícios de contar com um planejamento estratégico de TI. Acompanhe!  

Otimização de custos 

Cada vez mais as instituições precisam investir de forma inteligente em Tecnologia da Informação. Essa iniciativa se torna perfeitamente viável a partir de uma estratégia que identifica corretamente os recursos tecnológicos capazes de melhorar o desempenho e reduzir despesas.  

Assim, uma empresa tem mais condições de otimizar custos, pois consegue, ao mesmo tempo, investir de forma correta e diminuir gastos com processos que passam a ser automatizados e executados com mais eficiência.  

Maior produtividade através da implementação tecnológica 

A melhoria contínua é um dos pilares que mais se destacam no planejamento estratégico de TI. Um dos motivos contempla o foco em reduzir erros e tornar os times de diversas áreas mais produtivos e capazes de agregar valor ao negócio. 

Assim, é fundamental planejar a escolha das soluções tecnológicas ideais e estruturar corretamente os procedimentos para implementá-la em uma empresa, considerando o perfil dos colaboradores.  

 

Reforça a cibersegurança 

A segurança da informação jamais pode ser ignorada em um planejamento estratégico de TI. Afinal, as organizações precisam estar devidamente protegidas para evitar os danos causados por ataques cibernéticos, sem deixar de lado a necessidade de estarem adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

A partir da elaboração de procedimentos de cibersegurança, uma empresa tem mais chances de manter os serviços disponíveis para o público-alvo e de enfrentar as ameaças virtuais de maneira correta e eficaz.  

Melhora os processos internos 

O atendimento ao cliente interno é peça-chave para o setor de TI gerar valor ao negócio de forma significativa. Nesse sentido, é crucial que haja um planejamento de como a unidade deve estar estruturada para suprir as demandas com agilidade e eficiência. 

Por esse motivo, é válido elaborar um planejamento que identifique os pontos de melhoria nos processos internos — incluindo o atendimento ao público interno e as compras de soluções tecnológicas.  

Otimiza a comunicação 

Ter uma comunicação rápida e precisa com os stakeholders faz toda a diferença no mundo corporativo. Não é à toa que as empresas têm buscado ferramentas que facilitem a comunicação com todos os segmentos do público-alvo. 

Esse fator contribui para a um planejamento direcionado para implementação de soluções de TI que otimizem o fluxo de informações e as formas de interagir com funcionários, clientes e fornecedores.  

Como elaborar um bom planejamento estratégico de TI para a sua empresa 

Tão importante quanto conhecer as vantagens do planejamento estratégico de TI é saber as melhores práticas para implementá-lo dentro da realidade institucional. Pensando nisso, vamos mostrar iniciativas relevantes para quem precisa elaborar uma estratégia exemplar, capaz de impulsionar os resultados do setor e do próprio negócio. Leia com atenção!  

Comece conhecendo a estratégia corporativa 

Um bom planejamento estratégico de TI necessita inicialmente ter um conhecimento de como a organização está posicionada. Além disso, deve ter uma noção de como os recursos tecnológicos estão sendo empregados para atingir os objetivos da empresa. 

Com esse passo sendo devidamente executado, é possível, ao mesmo tempo, ter ciência da estratégia corporativa e assimilar como a área de Tecnologia da Informação está inserida nesse contexto. 

Defina a estratégia de TI  

De que forma o setor de TI pode agregar valor ao negócio? A partir da resposta, é perfeitamente viável estabelecer uma estratégia para usar a soluções tecnológicas mais indicadas para atingir o crescimento sustentável, levando em consideração a segurança dos dados, o aumento da produtividade, a redução de custos e o meio ambiente.  

Analise o ambiente interno de TI 

Para planejar as ações corretamente, é fundamental realizar uma avaliação precisa do ambiente interno. Ou seja, o ideal é ter uma análise crítica da situação atual para estipular as iniciativas necessárias para o segmento de Tecnologia da Informação estar alinhado com as metas organizacionais dentro das melhores práticas do mercado.  

Defina as prioridades 

Após listar as ações que integram o planejamento estratégico de TI, é imprescindível listar quais são prioridade. Dessa maneira, a instituição terá um foco em agir no que realmente é necessário para usar os recursos tecnológicos com inteligência, contribuindo bastante para alcançar resultados mais expressivos com agilidade.  

Realize as ações de melhorias 

Com os investimentos concretizados e as ações delimitadas, o time de TI tem a obrigação de executar as ações para atingir um rendimento dentro ou acima das expectativas. Nesse sentido, é crucial alinhar os trabalhos às unidades organizacionais que receberão os novos procedimentos.  

A mudança é um processo que deve ser bem planejado e comunicado para evitar falhas e ruídos que atrapalhem a execução dos serviços.  

Monitore e revise 

É indispensável acompanhar o planejamento estratégico de TI com muita atenção. Aliás, esse é o melhor caminho para verificar como as ações de Tecnologia da Informação estão contribuindo para uma instituição ser mais dinâmica e capaz de superar os desafios da transformação digital. 

Também é necessário rever a estratégia de TI, conforme as necessidades organizacionais. Assim, temos mais flexibilidade e agilidade para adequá-la aos objetivos de uma empresa ou órgão público. 

Se está em busca de obter um desempenho notável em TI, vale a pena baixar agora mesmo o e-book sobre os 7 passos de IT Asset Management. Inegavelmente, o conhecimento é a melhor alternativa para inovar com inteligência! 

ebook gestão de TI