Siga nossas redes sociais:

Gerenciamento de vulnerabilidade: entenda a sua importância 

gerenciamento de vulnerabilidade - Centric

Gerenciamento de vulnerabilidade: entenda a sua importância 

O gerenciamento de vulnerabilidade é um processo constante, que inclui descoberta proativa de ativos, eliminação, monitoramento, ações de defesa e correções. Todo esse processo tem como objetivo proteger seus sistemas contra ataques virtuais.  

Ou seja, trata-se de um subdomínio da gestão de risco de TI. Com base nisso, podemos entender que essa vulnerabilidade de segurança é qualquer problema ou falha na estrutura, funcionalidade ou implementação de uma rede ou ativo de rede na qual criminosos virtuais podem explorar a fim de executar algum tipo de ataque.  

Para combater isso, é preciso utilizar soluções especializadas capazes de sanar as fraquezas existentes em seu sistema.  

Pensando nisso, a Centric preparou este texto para que você entenda como é importante realizar o gerenciamento de vulnerabilidade. Continue lendo e confira!  

Gerenciamento de vulnerabilidade: o que você precisa saber!  

A proteção dos processos operacionais e a segurança dos dados da empresa são garantidos por meio do gerenciamento de vulnerabilidade. Isso envolve a aplicação de estratégias específicas para identificar, corrigir e eliminar possíveis falhas nos sistemas. Com essa prática, evita-se diversos danos ao negócio. 

Sendo assim, profissionais especializados em Tecnologia da Informação, com experiência em cloud computing, realizam o gerenciamento para criar ambientes digitais seguros e livres de ameaças para as organizações. Eles detectam gargalos e brechas para impedir que hackers invadam os sistemas e prejudiquem o crescimento da empresa. 

É importante destacar, no entanto, que o gerenciamento de vulnerabilidade é um processo contínuo de monitoramento, e não uma tarefa única para identificar e resolver falhas.  

Isso se deve ao fato de que novas ameaças surgem diariamente, o que requer a adoção de estratégias atualizadas para garantir a segurança permanente do ambiente tecnológico. 

Importância do gerenciamento de vulnerabilidade  

Realizar o gerenciamento de vulnerabilidade é crucial para garantir a eficácia das operações empresariais. A implementação proativa de medidas de segurança na nuvem maximiza a proteção contra riscos e fornece relatórios detalhados para manter os gestores informados sobre as condições reais do negócio. 

Confira abaixo os principais motivos pelos quais a gestão de vulnerabilidades é essencial para o sistema de sua empresa! 

Manter o controle de segurança 

Esse mecanismo de gerenciamento permite a implementação de várias ações para proteger todas as áreas da organização. A transformação digital trouxe muitas mudanças, tornando necessário manter as aplicações atualizadas para garantir a proteção das informações confidenciais. 

O estabelecimento de um controle de segurança é essencial para lidar com ameaças como vírus, spams, malwares, ransomwares, entre outros. 

Economizar tempo 

A economia de tempo e recursos financeiros é uma das principais vantagens do gerenciamento de vulnerabilidade. A equipe de TI pode corrigir apenas os itens que contêm falhas, em vez de revisar cada relatório minuciosamente.  

Esses profissionais entendem o impacto das brechas de segurança e conseguem corrigi-las com mais agilidade. 

Ser mais competitivo no mercado 

Oferecer garantia de segurança é uma estratégia vantajosa para empresas que buscam maior competitividade. Ao fazer isso, elas conseguem atrair e fidelizar clientes com mais facilidade, além de transmitir confiança para fornecedores e parceiros.  

Por outro lado, é importante proteger os dados dos consumidores para evitar sanções previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Reduzir custos 

A gestão de vulnerabilidades é uma forma de reduzir custos, uma vez que a prevenção é sempre mais barata do que a correção de falhas. O gerenciamento preventivo aumenta a segurança do sistema, protege informações confidenciais e evita responsabilização judicial em casos de fraudes ou golpes praticados por indivíduos mal-intencionados. 

Fidelizar clientes  

O gerenciamento de vulnerabilidade é uma das atividades que garantem a fidelização de clientes que reconhecem a importância da segurança da informação.  

Na verdade, é um pré-requisito para empresas que desejam se manter no mercado, pois as falhas comprometem a imagem do negócio e a confiança das parcerias. 

Corrigir falhas de segurança  

Contratar profissionais qualificados para realizar esse processo de gerenciamento e corrigir falhas que comprometem a segurança dos sistemas é fundamental.  

Eles serão responsáveis por otimizar as aplicações em nuvem e utilizar as ferramentas adequadas para obter maior eficiência e eficácia. Uma equipe dedicada ao gerenciamento preventivo pode eliminar todos os perigos. 

Como gerir as vulnerabilidades em TI: etapas essenciais 

Para implementar uma gestão de vulnerabilidade eficiente em sua empresa, é preciso seguir as etapas a seguir. 

Preparação 

A fase inicial da gestão de vulnerabilidades envolve avaliar os ativos da empresa em relação aos riscos. É importante considerar o perfil de riscos da organização, bem como a localização e o valor dos ativos. 

 

Assim, deve-se dar atenção especial aos dados críticos, como informações pessoais de clientes e colaboradores e propriedade intelectual. 

Detecção 

Em seguida, é preciso detectar as vulnerabilidades dos ativos. Caso os dados sejam de grande valor, eles devem ser escaneados várias vezes ao dia. Posto isso, se o objetivo é escanear todo o ambiente, pode-se fazer essa tarefa uma vez a cada três meses. 

Análise e priorização 

Após a detecção, é necessário analisar os dados e priorizar os riscos mais críticos que precisam de tratamento inicial. 

Produção de relatórios 

Os relatórios são fundamentais para identificar a realização de ações e seus resultados, permitindo a prevenção de futuros riscos e a realização de ações estratégicas. 

Tratamento das vulnerabilidades 

Por fim, é preciso tratar as vulnerabilidades de acordo com os procedimentos pré-definidos, a fim de garantir que a equipe de TI tenha agilidade para responder aos incidentes e, por conseguinte, minimizar o impacto nas outras áreas da empresa. 

Conte com uma solução eficiente de gerenciamento de vulnerabilidade!  

Existem no mercado excelentes soluções para a gestão de vulnerabilidade. Uma delas é o Vulnerability Manager Plus que a Centric oferece!  

Com essa ferramenta, você terá o gerenciamento simplificado, com um console centralizado que permite a detecção e avaliação de vulnerabilidades, além de automatizar o fluxo de trabalho de correção.  

É possível, inclusive, gerenciar configurações de segurança, proteger servidores da internet, atenuar vulnerabilidades de dia zero, realizar auditorias de fim de vida útil e remover software arriscado. A plataforma possui, ainda, um agente que pode ser implantado remotamente, uma interface baseada na web, além de ser altamente escalável. 

Enfim, como você viu ao longo do texto, o gerenciamento de vulnerabilidade é importante para a segurança empresarial e, por isso, deve ser implementada em sua organização. Sendo assim, conte com uma empresa especializada como a Centric para auxiliá-lo nesse processo! 

 

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco e saiba como a Centric pode ajudá-lo!