Siga nossas redes sociais:

Veja como o antivírus corporativo funciona

antivirus corporativo - Centric Solutions

Veja como o antivírus corporativo funciona

Empresas que usam antivírus domésticos que não são desenvolvidos especificamente para pessoas jurídicas cometem um grave erro e estão colocando o futuro de seu negócio em risco. A melhor resposta para maximizar a proteção da sua empresa é investir em soluções especializadas, como um antivírus corporativo – que oferece amplas vantagens em comparação aos tradicionais.

O gestor deve ter em mente que não basta o antivírus detectar ameaças, mas também contribuir para a eficiência do negócio e atuar de forma preventiva, qualidades oferecidas por tecnologias de ponta do mercado.

No entanto, você precisa entender as diferenças do antivírus tradicional e do empresarial, como esse último opera e suas vantagens.

Confira tudo isso neste material!

Qual a diferença do antivírus corporativo para o tradicional?

Quando se trata do antivírus convencional, estamos nos referindo aos que são normalmente utilizados em ambientes domésticos, onde muitas vezes são adquiridos e instalados de forma gratuita. Esses aplicativos têm poucas funcionalidades, já que são voltados para computadores de uso pessoal e que operam com pouco volume de dados.

Por outro lado, um antivírus corporativo é muito mais robusto e consegue suportar um grande fluxo de informações de variados dispositivos (computadores, smartphones e tablets), bem como de todos os demais ativos do ambiente de TI, como servidores, redes e sistemas. A versão para empresas também oferece diferentes benefícios que contribuem para o desempenho, produtividade e eficiência do negócio.

Eles também são vendidos com diferentes pacotes de serviços ou recursos, sendo que o gestor pode escolher a opção que melhor atende as necessidades da sua empresa.

Como funciona o antivírus corporativo?

Implementar uma ferramenta voltada para uso doméstico é um grande erro, pois a empresa sofrerá danos a longo prazo. Os gestores não podem esperar que um aplicativo para uso pessoal atenda as demandas de uma empresa, seja qual for seu porte ou ramo.

Caso o negócio opte por esse tipo de antivírus, acabará tendo gastos elevados com planos de contenção, além de ter grandes riscos de que seus sistemas sejam invadidos, dados dos clientes ou colaboradores vazados, entre outros perigos.

Um instrumento corporativo é desenhado para atender as diferentes necessidades do negócio, é compatível com o fluxo de dados de todo um sistema empresarial e é capaz de impedir a infecção de diferentes tipos de ameaças, como cavalos de troia (trojans), malwares, ransomwares, spywares, adwares e até mesmo engenharias sociais como phishing.

Quais as principais vantagens do antivírus corporativo?

São inúmeros os benefícios que o antivírus corporativo traz em relação ao tradicional, tratando-se de um investimento essencial para assegurar a continuidade do negócio.

Entenda agora um pouco mais sobre as principais vantagens que esse recurso oferece.

Proteção mais ampla

Um programa corporativo protege diferentes aspectos da empresa, como seus arquivos, e-mails, pen-drives e conexões, identificam sites suspeitos, softwares ou propagandas maliciosas, fraudes, entre muitos outros riscos.

Um instrumento empresarial é desenhado para combater ataques mais complexos e essa característica é fundamental pelo fato dos cibercriminosos estarem direcionando seus focos para empresas nos últimos anos.

No geral, as empresas sofreram uma alta de 50%de ciberataques em 2021, quando comparado aos dados do ano anterior.

Por isso, você deve proteger sua empresa com um aplicativo que é continuamente atualizado para prevenir ataques cada vez mais elaborados.

Suporte especializado

Quem conta com um antivírus corporativo ainda receberá um suporte exclusivo, de qualidade e diferenciado. Sua empresa contará com uma assistência remota que solucionará eventuais problemas, dúvidas ou entraves no primeiro contato, trazendo ampla eficiência para seu negócio.

Uma equipe de profissionais especializados também trabalhará continuamente para que o antivírus seja aprimorado. Caso eles encontrem alguma falha, vulnerabilidade ou deficiência no programa, resolverão a questão rapidamente e entregarão um aplicativo de ainda melhor qualidade para seus clientes.

Como se não bastasse, esse mesmo time poderá alterar características do antivírus para que ele se encaixe perfeitamente no seu negócio.

Prevenção compartilhada

Um antivírus tradicional funciona de forma completamente independente, o que significa que não se interliga ou integra com outras soluções, protegendo apenas as máquinas em que foram instaladas.

Esse tipo de aplicativo também precisa ser instalado em cada um dos computadores ou dispositivos separadamente, o que traz muita burocracia às empresas.

Por outro lado, o antivírus corporativo não se limita à proteção de apenas um computador e garante a segurança de toda uma rede. Essa ferramenta impedirá o sucesso de qualquer tentativa de ciberataque criminoso.

Compliance e melhor imagem

Soluções especializadas possibilitam que a empresa consiga se manter em compliance— regular — perante a legislação, especialmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que impõe um conjunto de diretrizes e regras que precisam ser seguidas pelas entidades para protegerem os dados pessoais ou sensíveis de clientes, colaboradores e outros.

Com um bom antivírus empresarial, a organização minimiza a probabilidade de ser invadida, tendo seus dados vazados ou subtraídos. Isso evita que ela arque com multas e outras sanções previstas na LGPD, bem como tenha outros prejuízos decorrentes do ciberataque, como danos à imagem e obrigação de indenizar as pessoas que tiveram seus dados vazados.

Melhor desempenho

De forma geral, um antivírus corporativo consegue funcionar sem comprometer o desempenho dos computadores e dos usuários que os utilizam. Essa agilidade também contribui para a maior agilidade na prevenção, detecção e eliminação de ameaças virtuais.

Produtividade

O fato de o antivírus proteger a empresa em geral traz economia de tempo e aumenta a produtividade do negócio, já que não será necessário designar profissionais para instalar o programa em cada um dos dispositivos corporativos e de seus colaboradores.

Essa vantagem ainda viabiliza o trabalho remoto dos colaboradores, permitindo que eles realizem as atividades com mais segurança de suas residências. Isso é possível porque o antivírus distribui a proteção para todos os aparelhos eletrônicos que estiverem conectados.

A produtividade alcança os gestores, pois conseguirão fazer a gestão e monitoramento dos processos a partir de um único computador. Por exemplo, eles poderão saber onde se concentram as maiores ameaças, quais são os tipos de tentativas de invasão mais frequentes, entre outras informações.

Agora que você já entendeu toda a teoria de um antivírus corporativo, vamos começar a falar um pouco sobre a parte prática: o Cylance Protect é um antivírus corporativo de ponta que vai além das vantagens listadas, já que fornece uma prevenção superior até mesmo às outras operações de outras ferramentas corporativas de proteção.

Graças ao uso da Inteligência Artificial (IA), ele bloqueia até mesmo os ataques mais avançados do mundo, incluindo ransomwares do tipo zero-day.

Acesse já a página do Cylance Antivírus e saiba mais sobre os recursos, diferenciais e benefícios que contribuirão para a proteção da sua empresa!