Siga nossas redes sociais:

Veja a relação entre o desempenho do DevOps e o monitoramento 24x 7

desempenho do devops

Veja a relação entre o desempenho do DevOps e o monitoramento 24x 7

Medir o desempenho do DevOps é uma estratégia fundamental para conhecer o rumo que sua empresa está tomando, quais são os resultados obtidos e como aprimorar as atividades das suas equipes. Porém, é preciso que os gestores responsáveis tenham uma boa ferramenta de monitoramento 24×7 que una todos os dados em um único ambiente.

Ao maximizar a produtividade e eficiência do desempenho do DevOps, você desenvolverá diversas vantagens competitivas que alavancarão sua posição no mercado.

Para isso, você deve continuar lendo este material, onde esclareceremos o que é DevOps, como o monitoramento 24×7 pode otimizá-lo e qual a solução ideal para isso!

Acompanhe!

O que é DevOps?

O conceito de DevOps é uma prática que une as equipes de desenvolvimento de software e de operação. Na prática, os gestores implementam um conjunto de práticas, ferramentas e ideias que melhoram a capacidade do negócio de entregar serviços de alta qualidade dentro de um espaço de tempo mais curto.

Seu objetivo principal é aprimorar a integração entre a equipe de infraestrutura (operação) e os desenvolvedores. A primeira equipe é responsável pela estabilidade do ambiente de TI, enquanto asegunda deve entregar as funcionalidades nas aplicações.

Quando a comunicação dessas áreas é precária ou elas não estão atuando em harmonia, a empresa acaba arcando com retrabalhos, atrasos e baixa qualidade dos seus produtos.

Por outro lado, investir no DevOps traz um grande rol de benefícios para o negócio, como:

  • mais resultados – fatores como feedback, comunicação, alinhamento e integração são aprimorados, possibilitando que os produtos entregues aos clientes sejam de maior qualidade;
  • economia- há uma diminuição no custo de implementação de sistemas, menos retrabalho, erros, desperdícios etc.;
  • produtividade- a maior colaboratividade entre equipes aumenta  a produtividade significativamente;
  • disponibilidade- são reduzidos os períodos downtime, ou seja, em que aplicações ficam foram do ar;
  • segurança- maior eficiência no rastreio e garantia da conformidade de código.

Como o monitoramento 24×7 otimiza o desempenho do DevOps?

Para que uma empresa usufrua dos benefícios listados anteriormente, é fundamental investir no monitoramento das equipes de DevOps, além de medir continuamente seu desempenho.

Um bom acompanhamento possibilita que a empresa saiba quais processos ou equipes têm uma melhor performance e quais precisam de ajustes. No entanto, o gestor deve estar sempre vigilante e atento para evitar qualquer tipo de indisponibilidade do sistema.

Nesse caso, é relevante usar ferramentas que façam o monitoramento por tempo integral, ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Com esse tipo de serviço, é possível garantir a estabilidade das conexões, que tudo esteja sempre disponível e operando conforme esperado.

Métricas

Os responsáveis também devem implementar indicadores-chave de desempenho (KPIs) adequados. Essas métricas são aplicadas durante a rotina do negócio para verificar se os resultados desejados estão sendo alcançados.

Outra função é identificar gargalos nos processos e atividades da empresa, permitindo que você saiba o que fazer para integrar adequadamente os times.

Exemplos de KPIs que concedem uma visibilidade detalhada da sua infraestrutura e do desempenho das equipes são:

  • frequência de deployment: mostra a frequência com que a empresa lança uma nova versão de um serviço ou produto em um determinado espaço de tempo (dias, semanas ou meses). Essa métrica mostra se as equipes são eficientes para responder às demandas;
  • duração do ciclo de vida do desenvolvimento: tempo que leva desde a concepção do software até entrega ao cliente. Uma duração longa mostra que os processos são muito burocráticos ou complexos;
  • número de falhas e incidentes: quantidade de erros, retrabalho e outros que ocorrem durante o desenvolvimento. Reduzir esse KPI é útil para garantir a qualidade das soluções;
  • tempo médio para restauração de serviços (TMPRS): indica o tempo necessário para que as equipes desenvolvam soluções para uma falha, envio para a produção e restauração de suas funções. O TMPRS mostra a produtividade, agilidade e eficiência do DevOps de modo geral.

Benefícios

Apesar do próprio DevOps trazer diferentes vantagens ao negócio, a empresa ainda usufrui de outros diferenciais que ajudam no seu dia a dia. Todos esses benefícios estão ligados ao fato de rastrear e solucionar problemas de desempenho do aplicativo. São eles:

  • alinhamento das necessidades do negócio à infraestrutura de TI;
  • minimização nos conflitos e disputas com provedor de serviços, o que ajuda nas negociações;
  • potencialização da otimização dos serviços de TI;
  • aumento impactante da satisfação dos clientes;
  • redução dos custos operacionais.

Tenha em mente que há outras vantagens indiretas, como menos estresse, melhora do ambiente de trabalho e da experiência da sua equipe, fazendo com que os colaboradores DevOps se tornem promotores de sua marca e queiram construir carreira na empresa.

Qual ferramenta pode otimizar o desempenho do DevOps da sua empresa?

O Site 24×7 é a solução ideal para que você monitore integralmente e em tempo real os servidores, aplicativos, serviços da internet, nuvem, usuários, redes e gerencie logs. Seu foco é acompanhar a disponibilidade dos sistemas e a experiência do usuário.

Seus recursos são excepcionalmente importantes para qualquer empresa que deseja maximizar a satisfação de seus clientes e, consequentemente, manter sua competitividade no mercado. A solução traz as melhores ferramentas para que você saiba quais são os gargalos da empresa.

Como se não bastasse, todas as informações sobre os servidores serão centralizadas em um único ambiente. Isso significa que você consegue monitorar a infraestrutura de nuvem, virtual e o ambiente de TI por uma única plataforma.

Essa vantagem também se aplica ao desempenho dos softwares, pois é possível criar um log centralizado e suporte para aplicativos personalizados, ajudando toda a equipe a encontrar e corrigir problemas mais facilmente.

Por fim, o Site 24×7 tem diferentes planos e você pode escolher o ideal para seu negócio, o que evita que você arque com recursos ou custos além do necessário, maximizando o custo-benefício da aplicação.

Com a ferramenta ideal você consegue medir e aumentar o desempenho do DevOps, já que não perderá mais tempo procurando o que exatamente acontece com suas plataformas.

Também é importante contar com um fornecedor que analise as demandas específicas da sua empresa e ofereça um atendimento de qualidade.

Você pode conferir as vantagens do monitoramento 24×7 por um teste gratuito de 30 dias! Confira a página especializada do Site 24×7!