Siga nossas redes sociais:

Acredite: cibersegurança e segurança da informação não são iguais

cibersegurança e segurança da informação

Acredite: cibersegurança e segurança da informação não são iguais

Todo bom gestor se preocupa em garantir a proteção de dados, seja dos seus próprios ou de clientes e fornecedores. Para isso, é importante que você entenda a diferença entre cibersegurança e segurança da informação. Diferentemente do que muitos acreditam, esses conceitos não são sinônimos e têm diferenças relevantes.

Quando você conhece melhor sobre a diferença entre esses termos, você entende qual é o tipo de solução adequada para proteger seu negócio.

Veja mais sobre esses conceitos e suas diferenças agora!

O que é cibersegurança?

Segundo a definição da Information Systems Audit and Control Association (ISACA) — associação internacional focada na governança de TI —, a cibersegurança é a proteção de ativos de informação por meio do tratamento de ameaças que colocam em risco os dados processados, armazenados e transportados por sistemas.

Ela compreende práticas e ferramentas relacionadas à defesa e ativos da tecnologia da informação (TI). Isso inclui softwares, sistemas, eletrônicos, dispositivos móveis, redes, servidores e demais bens relacionados. Essa proteção também envolve os ativos digitais em nuvem, que são aqueles armazenados e acessados por meio de servidores de terceiros.

Seu objetivo é impedir ataques virtuais, ransomwares, spams, tentativas de invasões, malwares, engenharias sociais, entre outros problemas. As empresas investem em cibersegurança para evitar que dados confidenciais e sensíveis ao seu modelo de negócios sejam vazados ou caiam em mãos erradas.

São várias as ferramentas de cibersegurança que podem ser implementadas pela organização. Elas podem ser divididas em várias categorias, como:

  • Segurança de aplicativos: são instrumentos que analisam o código-fonte de aplicativos para encontrar falhas;
  • Identificação de vulnerabilidades: busca riscos em todos aspectos do sistema corporativo, como programas, redes, dispositivos e mais;
  • Gestão de licenças: consiste em garantir que todos softwares são originais e têm suas licenças atualizadas;
  • Conformidade de código aberto: assegura que softwares open source (código aberto) são seguros;
  • Monitoramento do banco de dados: mantém informações atualizadas sobre o banco de dados, alertando os responsáveis quando ocorre um problema.

O que é segurança da informação?

A segurança da Informação (SI) é considerada uma área mais ampla e que engloba a cibersegurança. Ela tem várias finalidades, que incluem assegurar a continuidade da empresa, diminuir riscos, aumentar o retorno sobre os investimentos (ROI) e expandir suas oportunidades.

Para atingir esses objetivos, esse tema engloba políticas, processos, treinamentos, práticas, diretrizes, atividades, recursos e até mesmo mudança comportamental dos colaboradores. Os líderes podem implementar uma cultura organizacional voltada para cyberproteção, que consiste em fazer com seus times entendam a importância de proteger os ativos de TI.

Uma mudança na empresa é efetuada por meio de um Plano de Segurança da Informação (PSI). Esse é um documento que traz estudos de cenários, análise de vulnerabilidades, medidas de proteção, profissionais responsáveis, plano de mitigação de riscos caso algum ataque seja bem-sucedido, entre outros.

É importante que esse plano seja construído sobre três princípios básicos:

  • Confidencialidade: garantia de que uma certa fonte, informação ou sistema é acessível apenas para pessoal autorizado. Esse é um preceito relevante porque quebras de sigilo podem colocar a empresa e inúmeras pessoas em risco;

  • Integridade: tomar precauções para preservar a confiabilidade e originalidade das informações, impedindo que elas sejam alteradas ou deletadas sem autorização;

  • Disponibilidade: os usuários devem acessar os dados de forma eficiente, segura e fluída sempre que precisarem.

ISO 27001

Aplicar as diretrizes da ISO 27001 é relevante para a aplicação de uma SI eficiente. Esse é um padrão para sistema de gestão de segurança da informação criado em 2005 pelo International Organization for Standardization (ISO).

Quando sua organização consegue a certificação ISO 27001, ela demonstra ao mercado que implementou um sistema eficiente, otimizado e efetivo. Assim, você traz mais credibilidade aos seus clientes, parceiros e qualquer outro interessado no seu negócio.

Como também, a renovação do certificado exige revisões periódicas do sistema. Essa reavaliação faz com seu negócio se mantenha em constante atualização, encontre pontos de melhoria e fique cada vez mais seguro.

Cibersegurança X segurança da informação: conheça as diferenças

Primeiro, é interessante conhecer quais são as similaridades entre os conceitos. Basicamente, ambos têm o propósito de proteger os ativos físicos (hardwares) e softwares (programas) da empresa contra invasões, ataques e roubo de dados.

Entretanto, enquanto a segurança da informação é considerada mais ampla, a cibersegurança tem foco especialmente na proteção de ambientes virtuais.

No campo prático, quem deseja investir na cibersegurança deve contar com o suporte de um parceiro estratégico que entregue tecnologias de ponta destinadas especialmente para segurança de TI. Essa empresa analisará as características da sua organização para entregar o melhor sistema para suas necessidades.

Essas ferramentas são antivírus modernos, firewalls, controles de acesso, gestão de dispositivos móveis, proteção para navegadores, gerenciadores de senhas, entre outras. Também é possível que as soluções sejam personalizadas para melhor se encaixar no seu negócio.

Por outro lado, a segurança da informação é mais ampla e envolve outros aspectos além da adoção de tecnologias. Por exemplo, será preciso elaborar um PSI e transformar culturalmente a empresa para alinhar os demais líderes, fazendo com que eles também prezem pela segurança.

Cibersegurança e Segurança: afinal, como elas se convergem?

Não há dúvidas de que a sociedade está cada vez mais digital. Se uma empresa realmente deseja ser competitiva, deve ter foco em tornar os serviços mais ágeis e acessíveis para o público-alvo.

Mas qual a relação dessa postura com cibersegurança e segurança? A resposta é que uma companhia necessita estar adequada às melhores práticas de gestão de dados para atingir um rendimento notável e fortalecer a imagem.

Com uma Política de Segurança da Informação (PSI) devidamente disseminada e compreendida por gestores e demais funcionários, torna-se perfeitamente viável minimizar o risco de ameaças aos ativos físicos e digitais.

Por outro lado, uma organização apenas estará com uma proteção efetiva dos dados, caso reconheça o papel da cibersegurança na implementação da PSI. Não adianta elaborar documentos com normas avançadas de segurança, se uma empresa não está investindo em soluções de ponta e procedimentos para proteger os dados armazenados.

Em outras palavras, a teoria não pode estar dissociada da prática. Do contrário, uma empresa corre o sério risco de infringir as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa norma tem como uma das principais características impor multas que podem chegar a R$ 50 milhões. Isso, com certeza, causa prejuízos financeiros e de imagem a uma organização

Compliance

Para uma companhia integrar cibersegurança e segurança de forma plena, uma boa alternativa é adotar o Compliance. Ele se baseia em um conjunto de procedimentos internos para constatar se estão sendo devidamente seguidas as regras internas e externas relacionadas com o segmento de atuação da empresa.

Com um olhar atento para as regulamentações impostas, fica muito mais fácil efetivar medidas para proteger os ativos físicos e digitais. A cultura da prevenção é um ponto que deve abranger a proteção dos dados. Do contrário, a possibilidade de surgirem vulnerabilidades a serem exploradas pelos cibercriminosos aumentará de forma considerável.

E isso se torna ainda mais perigoso, porque surgem a cada dia novas ameaças virtuais que são mais complexas de serem detectadas. Não é à toa que muitas empresas contratam consultorias especializadas em segurança da informação, com foco na proteção de todos os ativos.

Reconhecer a necessidade constante de aprimorar os mecanismos de cibersegurança e segurança é peça-chave para uma instituição implementar o compliance de maneira exemplar.

Por que se preocupar com a cibersegurança e a segurança da informação na sua empresa?

Negligenciar qualquer uma dessas áreas pode causar muitos danos à empresa, resultando no vazamento de dados ou invasão do sistema corporativo. Isso ainda gera vários prejuízos para a empresa, como danos à sua imagem, processos judiciais, descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outras questões.

Por isso, o ideal é que a empresa dê importância a ambos os temas. Além dos instrumentos de proteção, a empresa também deve contar com soluções de monitoramento — como o Site 24×7 — para assegurar que seu time pratique as melhores práticas de TI.

Essa inovação faz monitoramento de websites, desempenho de aplicativos, do servidor, da rede, de nuvem tanto privada como pública, entre outros aspectos. Você identificará de forma simples, rápida e fácil riscos que prejudicam seu negócio.

Outro ponto importante que merece ser levado em consideração é o cuidado com a postura dos colaboradores. Infelizmente, funcionários, mesmo que agindo de boa fé, podem oferecer oportunidades para os cibercriminosos roubarem dados organizacionais.

Para minimizar esse tipo de risco, é crucial que sejam feitas campanhas de conscientização alertando sobre as principais modalidades de tentativas de roubo ou vazamento de dados. Se uma organização não tiver essa conduta, as probabilidades de sofrer uma fraude ou incidente de segurança serão bem maiores.


A união entre soluções avançadas, implementação de compliance e capacitação da equipe é imprescindível para minimizar os riscos. Essa postura também ajuda a conectar os conceitos de segurança e cibersegurança de forma eficaz. Afinal, o cuidado com os ativos deve ser permanente, amplo e estratégico para atingir os objetivos e agregar valor ao negócio.

Existem algumas diferenças entre cibersegurança e segurança da informação, mas ambas são igualmente importantes para proteger ao máximo os dados da sua empresa. Entretanto, é importante que você tenha um parceiro que entregue as melhores soluções para suas demandas.

Continue aprofundando seu conhecimento sobre o assunto conferindo nosso conteúdo que explica sobre a importância da cibersegurança!