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Nem tudo são flores: conheça as desvantagens da transformação digital

Desvantagens da transformação digital

Nem tudo são flores: conheça as desvantagens da transformação digital

É inegável que inovar digitalmente sua empresa traz vários benefícios para sua competitividade. No entanto, você precisa conhecer as desvantagens da transformação digital. Alguns exemplos são aumento de risco de a empresa sofrer ataques cibernéticos, resistência de funcionários, necessidade de adaptar os colaboradores para utilizarem as novas tecnologias, entre outros.

Ao ler sobre as desvantagens que você encontrará durante seu processo de modernização, entenderá como elas funcionam e como evitá-las. Continue lendo este conteúdo e saiba mais sobre o assunto!

Mas afinal, o que é a Transformação Digital? 

A Transformação Digital consiste na adoção de medidas por organizações públicas e privadas que priorizam o emprego de tecnologias digitais para promover a melhoria do desempenho, o crescimento da produtividade e o foco em mais agilidade e eficácia. 

A transformação digital exige uma mudança de mentalidade institucional, porque a tecnologia passa a ter um papel estratégico na busca pela redução de custos e aumento da satisfação do público-alvo com os serviços prestados. Para implementar esse conceito de forma plena é essencial adotar boas práticas de Tecnologia da Informação, recurso cada vez mais impactante nos resultados alcançados.  



Os desafios da implementação da transformação digital

De forma geral, as desvantagens da transformação digital são os desafios que você e seus líderes encontrarão durante esse procedimento. Um deles é a dificuldade de colocar as ferramentas tecnológicas em prática na empresa, já que os colaboradores podem resistir à utilização das inovações.

Também há outros desafios que merecem ser levados em consideração. Em razão disso, vamos abordar pontos que exigem jogo de cintura e foco dos gestores para implementar a transformação digital no ambiente corporativo. Acompanhe!

Resistência a mudanças por parte dos colaboradores

Tirar os funcionários da zona de conforto não é uma tarefa das mais fáceis. Por outro lado, é uma iniciativa necessária para efetivar a melhoria contínua, conceito que passou a ter um grande impacto no mundo corporativo com o advento da transformação digital.

Não adianta investir nas melhores tecnologias se os empregados não estão devidamente preparados para aproveitá-las. Isso mostra como uma mudança de mentalidade é peça-chave para superar os desafios impostos pela alta concorrência.

Integração dos sistemas legados

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos gestores de TI abrange a administração dos softwares legados, que não recebem mais atualizações. Para minimizar os riscos dessa situação, é indispensável adotar mecanismos de segurança mais sofisticados com foco em combater as ameaças digitais com extrema eficiência.

Falta de conhecimento

Não basta força de vontade para aproveitar as oportunidades proporcionadas pela transformação digital. Também é muito importante buscar uma qualificação permanente para aumentar a capacidade de identificar gargalos e chances de implementar ações voltadas para a melhoria do desempenho.

Sem um conhecimento avançado sobre as tendências do mercado e a realidade organizacional torna-se inviável atingir um elevado nível de competitividade. Esse é um fator que não pode ser desprezado pelas lideranças em hipótese alguma. Por isso, é essencial as empresas adotarem programas de capacitação continuada.

Cibersegurança

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabeleceu um novo patamar com relação à segurança da informação em instituições privadas e públicas no Brasil. Um dos motivos para esse fenômeno é a aplicação de multas que podem chegar a R$ 50 milhões ou 2% do faturamento bruto da empresa.

E qual é a relação desse cenário criado pela LGPD e a transformação digital? A resposta é que somente é possível acompanhar o avanço tecnológico de forma plena a partir de boas práticas de cibersegurança. Do contrário, uma instituição assumirá o risco de sofrer com ataques virtuais capazes de gerar prejuízos financeiros, operacionais e de imagem.

Investimentos na área

Se uma organização continuar olhando para o setor de TI como algo secundário, o único destino a ser alcançado será o fracasso. Com o dinamismo empregado pela transformação digital, os consumidores querem mais praticidade, agilidade e transparência para resolver as demandas do cotidiano.

E para isso ser acompanhado de maneira exemplar é indispensável fazer investimentos inteligentes em Tecnologia da Informação. Com certeza, é necessário elaborar um planejamento estratégico para definir como aplicar os recursos financeiros em soluções tecnológicas capazes de agregar valor ao negócio.

As desvantagens da transformação digital

Outro conhecimento necessário diz respeito aos riscos na transformação digital, que você deve entendê-los para saber como evitá-los. Leia-os abaixo.

Vulnerabilidade de sistemas

Essas são falhas na segurança dos aplicativos, plataformas, APIs (códigos que conectam sua empresa a outros serviços), entre outros recursos de TI. Cibercriminosos podem explorar essas vulnerabilidades para invadir seu sistema e obter dados pessoais ou sensíveis de seus clientes, colaboradores ou parceiros.

Gestão de ativos

Tanto os hardwares (peças físicas) como softwares (programas) compõem os ativos de TI do negócio. Assim como outros bens da empresa, eles também precisam ser monitorados, controlados e gerenciados.

Na prática, você deve manter suas licenças em dia, garantir o funcionamento das ferramentas, ter os aplicativos e sistemas operacionais atualizados, entre outras medidas.

A gestão dos ativos também envolve a atualização das suas ferramentas, pois você precisará substituir e obter novas tecnologias continuamente. Ao fazê-lo, você consegue sempre ter o poder de processamento necessário para maximizar a eficiência, otimização e produtividade do seu negócio.

Possíveis ataques cibernéticos

O volume de ciberataques vem crescendo nos últimos anos, sendo que houve um aumento global de 42% até a primeira metade do ano de 2022, segundo relatório da Check Point. Espera-se que esses perigos continuem se expandindo no futuro, sendo fundamental que você procure um parceiro estratégico que forneça as melhores soluções para suas necessidades.

Saiba que esses ataques podem ser tanto malwares (códigos maliciosos em geral) como engenharias sociais que tentam induzir seu pessoal a fornecer seus dados, baixar vírus ou arquivos infectados.

Ataques cibernéticos mais comuns em empresas

Há uma ampla gama de tipos de ataques possíveis que criminosos podem tentar cometer. Mas você precisa conhecer quais são os mais comuns. Veja quais são a seguir e exemplos práticos de como podem ocorrer.

Nem tudo são flores: conheça as desvantagens da transformação digital

Ransomware



Quando um ransomware infecta o sistema da vítima, ele sequestra ou bloqueia seus dados e exige o pagamento de um resgate para ser possível acessá-los novamente. Toda a empresa ficará sem acesso a esses dados até que pague o valor solicitado. Ou seja, isso significa que suas atividades serão paralisadas.

É possível que seu negócio restaure as informações de um backup, mas existem ataques de ransomware em que o criminoso ameaça vazar os dados sequestrados em público caso o pagamento não seja feito.

Um caso recente desse ataque foi o CovidLock, um malware disfarçado de aplicativo que, depois de instalado em dispositivos Android, criptografava os dados e solicitava um resgate por dispositivo.

Phishing

Phishing é uma engenharia social em que o criminoso cria e-mails e páginas falsas ou envia mensagens com links, anexos ou arquivos infectados para a vítima. A intenção do criminoso é enganar a pessoa se passando por uma empresa ou um contato legítimo. Isso acaba fazendo com que os desatentos acessem ou baixem o arquivo infectado.

Imagine que um hacker crie uma página falsa idêntica a um internet banking. Após, fingindo ser o mesmo banco, envia e-mails solicitando que o contato insira seus dados na página. Com isso, a vítima acaba disponibilizando informações bancárias para o criminoso.

Backdoor

São códigos maliciosos instalados no sistema por meio de uma brecha de cibersegurança em alguma das suas aplicações. Assim, o sistema é induzido a fazer download de um trojan backdoor remotamente.

Quando isso ocorre, o criminoso consegue deletar, modificar ou instalar novos arquivos, acessar o banco de dados, bem como executar outras ações, como fazer transações bancárias.

Por exemplo, se você tiver aplicações ou sistemas operacionais desatualizados, um hacker pode conhecer uma vulnerabilidade e aproveitá-la para que um trojan seja baixado.

DDoS ou DOS

Ataques de Denial of Service (DoS ou negação de serviço) consiste na sobrecarga do servidor ou sistema. Assim, sua rede fica indisponível ou não consegue responder aos serviços solicitados.

Outra técnica similar é o Distributed Denial of Service (DDoS ou negação do serviço distribuído). Esse método é considerado mais avançado, atinge outros recursos da empresa e várias máquinas. Caso esse ataque seja bem-sucedido, vários equipamentos e aplicações são impedidos de funcionar.

Em 2020, a Amazon Web Services (AWS) sofreu um ataque DDoS excepcionalmente grande. Malfeitores usaram servidores chamados de CLDAP e amplificaram o tráfego de dados em até 70 vezes do tamanho convencional. Entretanto, a Amazon conseguiu rapidamente proteger o ataque e minimizar seus danos.

A possibilidade desses ataques é minimizada quando você conta com um parceiro que dispõe das melhores ferramentas para suas necessidades. Como a Cylance Protect, um antivírus da BlackBerry entregue pela Centric.

Essa inovação usa a inteligência artificial para constatar malwares e ataques de zero-day (vulnerabilidades não conhecidas), identificando proativamente ameaças antes mesmo que elas se tornem um perigo real para seu sistema.

Enfim, as desvantagens da transformação digital são superadas quando você transforma culturalmente seu negócio. Também é necessário firmar uma parceria com uma empresa especializada para evitar esse tipo de situação, como a Centric, que dispõe de várias soluções que são ideais para suas necessidades.

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