Siga nossas redes sociais:

Entenda o conceito de Lean IT e os seus benefícios 

Entenda o conceito de Lean IT e os seus benefícios

Entenda o conceito de Lean IT e os seus benefícios 

A Tecnologia da Informação segue, de forma cada vez mais intensa, o princípio da melhoria contínua. Essa postura se tornou ainda mais consolidada com a transformação digital, que tem impactado muito os cidadãos e as empresas no mundo inteiro. Todo esse cenário colabora para uma adoção mais consistente do Lean IT.

 

Esse conceito tem como base a metodologia Lean, relacionada com o sistema Toyota de produção, que visa otimizar processos ao máximo, com foco em eficiência e mais agilidade na entrega de resultados mais expressivos aos clientes. 

Neste artigo, vamos destacar fatores importantes do Lean IT, com a intenção de ajudá-lo a compreender e a adotar essa prática de forma estratégica. Confira! 

O que é Lean IT? 

Denominado também de TI enxuta, esse conceito consiste na adaptação do setor de Tecnologia da Informação à estratégia corporativa. Nesse caso, a TI passa a exercer um papel relevante para clientes (internos ou externos) com forte influência na cultura organizacional.  

Deixando de ser um mero suporte à empresa, o setor de TI passa a ter uma nova mentalidade, buscando eliminar gargalos que dificultam a entrega de valor ao público-alvo. O Lean IT também torna os funcionários da área de Tecnologia da Informação mais integrados às outras unidades de negócio, ajudando a criar um olhar mais direcionado para a execução de serviços de acordo com a perspectiva do cliente.   

Conheça quais são os princípios do Lean IT 

Para uma empresa realmente possa aplicar os princípios do Lean IT, é necessário conhecê-los. Pensando nisso, vamos apresentar características importantes desse método de gerenciamento dos serviços de TI! 

Valor 

A geração de valor tem ligação direta com o planejamento estratégico institucional, responsável por direcionar os trabalhos para agregar maior satisfação aos stakeholders. Por isso, é válido adotar indicadores de performance para acompanhar as ações e ajustá-las em busca da melhoria contínua.  

Fluxo contínuo de processos 

Nessa etapa, é essencial que as atividades, responsáveis por alterar os indicadores, sejam feitas naturalmente. Dessa forma, a empresa desenvolve projetos mais sólidos e capazes de agregar valor ao negócio.  

Produção puxada 

O foco é gastar o necessário para a produção de uma mercadoria. O objetivo é disponibilizar lotes de diversos produtos a vários consumidores. Esse é o grande objetivo da produção puxada com o Lean IT.  

Melhoria contínua 

O nível de competitividade no mundo corporativo aumenta de forma considerável ano após ano. E de que maneira é possível uma empresa evoluir e se manter ativa no mercado? A resposta abrange um esforço constante na resolução de problemas a partir de diferentes procedimentos que priorizam a otimização de recursos e a melhoria contínua dos resultados.  

Fluxo de valor 

Consolidar os diferenciais perante o público-alvo não é uma tarefa fácil. Além disso, alcançar e manter um patamar de prestígio exige muito foco e um olhar atento às tendências do mercado. Esse conjunto de fatores mostra como é importante adotar um fluxo de valor em cada tarefa, pois é o melhor caminho para estar em uma posição de referência.   

 

As diferenças da Lean IT x TI tradicional 

Há diferenças marcantes entre as metodologias tradicionais de TI e o Lean IT. Na primeira, a gestão tem um olhar mais direcionado para a estabilidade e o controle dos serviços. Na outra, o objetivo é promover a mudança com velocidade e qualidade.  

Também vale destacar que na TI tradicional os grandes eventos são realizados com muito planejamento. Além disso, o uso de métricas está veiculado ao tempo e ao uso dos recursos. E, por último, a prioridade está na execução das tarefas. 

No Lean IT, as atividades acontecem de forma orgânica e contínua, sendo que as métricas estão ligadas aos objetivos estratégicos. E a orientação dos trabalhos exige um foco nos processos que têm grande impacto no desempenho da equipe.  

Diferenças da Lean IT



Conheça os benefícios que o Lean IT é capaz de trazer para a sua empresa 

É positivo ter uma visão ampla sobre os princípios e os diferenciais do Lean IT. Por outro lado, é preciso entender as vantagens que essa metodologia pode proporcionar para o seu negócio. Então, vale a pena conferir os benefícios que esse método gera para as organizações. Acompanhe!

  

Redução de custos 

Possibilita identificar e eliminar desperdícios de maneira estratégica. Dessa forma, torna-se plenamente viável obter uma maior eficiência, reduzindo o gasto de recursos com eficiência.  

Aumento da produtividade 

Com o Lean IT, os processos são otimizados fazendo com que os fluxos de trabalho proporcionem um maior output com menos esforço. Resumindo, é o famoso fazer mais com menos.  

Melhoria da qualidade 

O esforço constante em reduzir as falhas e os erros tem como principal resultado a oferta de produtos e serviços de qualidade superior à média. No setor de TI, isso é primordial para uma empresa estar mais conectada com o público-alvo.  

Foco no cliente 

Se uma empresa realmente deseja ser mais competitiva, deve compreender as necessidades do cliente, fazendo com que as entregas estejam alinhadas com o que os consumidores estão procurando no momento.  

Maior capacidade de resposta 

A partir da adoção de processos mais ágeis e flexíveis, uma empresa tem mais condições de responder rapidamente às mudanças do mercado. Esse aspecto mostra como o Lean IT pode ser benéfico principalmente na era da transformação digital.  

Não é à toa que a capacidade de antever tendências é um dos fatores mais desejados pelas empresas atualmente. Nesse sentido, estar à frente da concorrência se tornou uma das maiores metas das organizações. Por isso, manter o foco na inovação deixou de ser um diferencial e se tornou uma obrigação.  

Download E-book Infraestrutura de Rede


Foco em processos estratégicos 

O que precisa ser feito para atingir as metas e agregar valor de forma consistente ao público-alvo? A resposta está em investir nos processos estratégicos para alcançar uma performance notável e superar as expectativas.

  Com o Lean IT, uma empresa passa a adotar a Tecnologia da Informação de maneira diferenciada, o que é imprescindível para aperfeiçoar processos, agilizar entregas, naturalizar a melhoria contínua e agregar valor aos clientes. 

Se você deseja ficar mais conectado com as principais tendências da Tecnologia da Informação, leia agora mesmo o blog post sobre como funciona a TI híbrida. Com certeza, o conhecimento é crucial para fazermos boas escolhas!