Siga nossas redes sociais:

Como resolver problemas de conectividade no trabalho remoto 

Como resolver problemas de conectividade no trabalho remoto 

Como resolver problemas de conectividade no trabalho remoto 

Enfrentar problemas de conectividade em uma empresa pode ser um desafio, principalmente por conta do aumento do trabalho remoto. Esse quesito pode gerar muitas dúvidas, uma vez que há uma série de motivos que causam essa falha na rede.  

Desse modo, quando um dispositivo não apresenta boa conectividade, surge a sensação de pânico, já que, no trabalho home office, é essencial a conexão para o desenvolvimento dos trabalhos em uma empresa.  

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba como solucionar problemas de conectividade em sua organização e, desse modo, otimizar o trabalho remoto. Boa leitura!  

Problemas de conectividade e as perdas financeiras e de imagem para a empresa  

Atualmente, muitas operações corporativas dependem de interações digitais conectadas, que envolvem a troca de dados em qualquer plataforma online. Assim, quando se envia um e-mail ou mensagem pelo WhatsApp, ou quando um cliente interage com uma solução online, aplicativo ou a seção “Contato” do site, essa interação depende da qualidade da conexão. 

Mas será que tudo se resume apenas à velocidade da internet? Na verdade, uma empresa deve levar em conta vários outros aspectos além da velocidade contratada, como a estabilidade e latência da rede.  

Caso contrário, a organização pode enfrentar problemas de conectividade, como quedas e interrupções constantes nos serviços. Isso acaba comprometendo a disponibilidade dos serviços e aplicações oferecidos aos clientes e dentro da própria companhia, o que pode gerar a perda de oportunidades de negócios, a insatisfação do cliente e a queda de produtividade

Além disso, uma conexão ruim pode impactar na capacidade da empresa de se proteger contra ciberataques – especialmente quando terceiriza esse serviço – utilizando tecnologias e equipamentos obsoletos ou uma infraestrutura desatualizada. 

Como os problemas de conectividade impactam no home office 

Com o aumento do trabalho remoto devido à pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa. Embora laborar remotamente possa ser conveniente, também pode trazer alguns desafios, especialmente quando se trata de problemas de conectividade.  

A seguir veja alguns deles que são mais comuns para as pessoas nessa jornada. 

Internet lenta 

A conexão com a internet é um dos principais requisitos para trabalhar em casa. Se a conexão com ela for lenta, pode levar mais tempo para concluir tarefas. Desse modo, isso pode ser frustrante e, inclusive, pode afetar a produtividade. 

Problemas com a rede Wi-Fi 

A rede Wi-Fi é outra questão que muitas pessoas enfrentam ao trabalhar em casa. Se o roteador estiver longe do computador ou se houver obstáculos, como paredes ou móveis, a qualidade do sinal pode ser afetada. Isso pode levar a uma conexão intermitente ou à perda da conexão com a internet, gerando, assim, problemas de conectividade.  

Falta de ferramentas de colaboração 

Quando as pessoas trabalham em um escritório, é fácil colaborar com colegas de trabalho. No entanto, quando elas exercem suas funções remotamente, podem não ter acesso às mesmas ferramentas de colaboração, como salas de reunião virtuais, aplicativos de compartilhamento de arquivos e outras ferramentas de comunicação.  

Isso pode dificultar a colaboração e a comunicação entre colegas de trabalho, o que provoca, consequentemente, os problemas relacionados à conectividade.  

Problemas de segurança 

A segurança é uma preocupação importante para as empresas quando se trata de trabalhar em casa.  

Posto isso, se o computador não estiver protegido por software antivírus ou se a rede Wi-Fi não estiver segura, as informações confidenciais da organização podem ser comprometidas. Isso pode levar a perda de dados e informações confidenciais. 

Como melhorar a conectividade em sua empresa!  

Agora que você conheceu alguns dos problemas de conectividade, confira algumas dicas de como melhorá-la para otimizar os processos da sua empresa. Acompanhe!  

Armazenamento em nuvem  

Mesmo após o fim da pandemia, muitas empresas mantiveram o modelo home office permanente. Assim, para buscar melhorar a conectividade, uma opção viável é a utilização de aplicações digitais que funcionam na nuvem. Isso facilita o acesso às informações de forma fácil e segura para todos os colaboradores. 

Existem diversas soluções em nuvem disponíveis no mercado que possibilitam a digitalização de processos, documentos e dados, além da integração de ambientes virtuais.  

Internet de alta performance 

Com a transformação do modelo de trabalho tradicional em um modelo mais flexível e remoto, ter uma conexão de internet de alta performance é crucial para aprimorar a conectividade da sua empresa.  




Isso garante que os processos internos e o atendimento aos clientes possam ser realizados sem interrupções, proporcionando mais segurança e confiabilidade. 

Com isso, é possível aumentar a conectividade da organização, garantindo a qualidade dos serviços prestados aos clientes e, consequentemente, evitando problemas de conectividade.  

Suporte técnico especializado 

Nesse modelo de trabalho, é necessário contar com um suporte técnico especializado e dedicado para auxiliar em diversas questões relacionadas à infraestrutura, software e hardware.  

Além disso, você pode optar por um tipo de suporte que melhor atenda às necessidades do seu negócio.  

Com essas opções, as empresas podem contar com suporte técnico ilimitado, seguro e atualizado de todas as soluções contratadas, o que proporciona um serviço mais ágil e efetivo para o seu público.  

Gestão eficiente de equipes remotas 

Com o trabalho remoto, a gestão de resultados e desempenho dos colaboradores precisa ser ainda mais cuidadosa. Uma comunicação clara e ágil é fundamental para manter o controle das atividades e garantir um atendimento de qualidade aos clientes. 



Para isso, é necessário estar disponível por meio de canais digitais ou móveis, o que aumenta a produtividade e a conectividade da empresa, mantendo os colaboradores próximos, mesmo em suas casas. 

Sendo assim, problemas de conectividade continuam a ser uma barreira significativa no mundo moderno, pois afeta negativamente as operações de uma empresa, bem como seus funcionários.  

Por isso que é importante contar com soluções eficientes para otimizar a sua infraestrutura de rede. À medida que avançamos em direção a uma sociedade cada vez mais conectada, os esforços para solucionar os problemas de conectividade são essenciais para manter sua empresa competitiva no mercado.  

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da Centric e fique por dentro de outros assuntos como este!