Siga nossas redes sociais:

Como escolher um software de acesso remoto 

software de acesso remoto - Centric

Como escolher um software de acesso remoto 

Você já conhece algum software de acesso remoto? Essa é uma tecnologia que possibilita o acesso completo a máquinas que estão fisicamente distantes. Esse mecanismo ficou bem mais popular com a ascensão do trabalho remoto e muitos usuários começaram a utilizar esse tipo de ferramenta no seu dia a dia.  

Com o avanço da inovação, houve o desenvolvimento de vários tipos de software cujo objetivo é tornar as organizações mais eficientes, dinâmicas e aptas a buscar uma melhor colocação no mercado.  

Por isso que é fundamental saber escolher aquela ferramenta que supra todas as necessidades da sua empresa! Pensando nisso, a Centric preparou este material para que você saiba como optar pela solução ideal ao seu negócio. Confira agora!  

Software de acesso remoto: entenda a sua importância  

Quando se fala em software de acesso remoto, essa tecnologia permite que uma máquina seja acessada por outro dispositivo, como um computador ou um dispositivo móvel, que não esteja na mesma rede. 

Ao utilizar esse mecanismo, as empresas garantem que seus funcionários que trabalham fora do escritório possam acessar as informações necessárias. A conexão é feita por meio de uma VPN (Rede Virtual Privada). 

Dessa forma, a principal vantagem das ferramentas de acesso remoto é a capacidade de conectar pessoas que trabalham longe da empresa aos computadores. Isso possibilita que elas se comuniquem com arquivos, programas e bancos de dados sem afetar a produtividade.  

Inclusive, existem várias ferramentas disponíveis no mercado, sendo que algumas são gratuitas e outras pagas. Além disso, o acesso remoto pode trazer outros benefícios para equipes remotas, como veremos neste artigo. Antes de tudo, é importante entender como essa tecnologia funciona. 

funcionamento do software de acesso remoto  

Apesar de haver diversas opções de software de acesso remoto, o processo de funcionamento é bastante similar entre eles. 

Normalmente, é necessário baixar e instalar a solução em ambos os computadores envolvidos – a máquina que o usuário acessará e o que será acessado. Ambos os dispositivos precisam de conexão à internet para que o acesso remoto seja possível. 

Após a configuração do software e a conexão à internet, o usuário pode se comunicar com o computador central remotamente. 

Algumas ferramentas de acesso remoto se baseiam na nuvem e não exigem a instalação de software adicional. 

Como escolher um software de acesso remoto  

Agora que você entendeu mais sobre o software de acesso remoto, vamos entender como escolher a ferramenta ideal para a sua empresa.  

Compreenda a demanda da empresa 

Antes de tomar uma decisão, é importante saber por que a empresa busca uma solução em TI. É necessário analisar as metas, objetivos, volumes de produção e vendas, gastos e onde se deseja chegar. 

Com essas informações, é mais fácil buscar softwares que atendam às necessidades da organização. 

Escolha um software de fácil utilização 

O software escolhido deve facilitar os processos e não criar obstáculos para os usuários. Sendo assim, é importante adquirir soluções tecnológicas que se adaptem bem à equipe e aos objetivos do negócio, para evitar problemas como baixa produtividade. 

Priorize a segurança dos dados 

Um bom software de acesso remoto deve oferecer praticidade e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos dados.  

A vulnerabilidade das informações pode colocar em risco a confiabilidade da companhia. Por isso é importante ter ferramentas com informações criptografadas e com controle de acesso. 

Verifique as atualizações 

A frequência das atualizações é importante na escolha do software. São elas que trazem benefícios como maior proteção e melhor funcionalidade do programa. 

Verifique o suporte técnico 

É importante ter um bom suporte técnico para garantir o funcionamento do software. Ademais, esse suporte não se limita ao treinamento do sistema para colaboradores, mas acompanha todo o uso da ferramenta e presta auxílio à equipe. 

Avalie a mobilidade 

Para os funcionários que trabalham fora da empresa, é importante que o software permita o acesso a todas as informações, independentemente da localização.  

Uma aplicação móvel viabiliza que as pessoas usem dispositivos para trabalhar enquanto estão fora da organização. Assim, as empresas que possibilitam que seus funcionários trabalhem em home office também precisam de uma aplicação móvel para manter a produtividade. 

acesso remoto - Centric

Conheça o Remote Access Plus da Centric!  

Agora que você entendeu melhor sobre a importância e como escolher um software de acesso remoto, você precisa conhecer o Remote Access Plus da Centric.  

Trata-se de uma ferramenta de suporte empresarial que auxilia gestores de sistemas e técnicos de help desk de TI resolverem problemas em máquinas remotas, tudo a partir de um local central.  

Com base nisso, essa solução conta com outras aplicações poderosas incorporadas, como: 

  • Controle remoto avançado; 

  • Desligamento remoto; 

  • Wake on LAN; 

  • Transferência de arquivo remoto, entre outros. 

Inclusive, a ferramenta ainda disponibiliza uma experiência de diferenciada para suporte remoto e diminui, efetivamente, o período de resolução de problemas. Ou seja, você solucionará atividades que custariam dias em poucos minutos. 

Alguns dos seus benefícios são: 

  • Acesso a todas as máquinas em sua rede corporativa, sem se importar com localidade; 

  • Você pode reunir seus técnicos e resolver problemas com uma equipe de forma fácil e precisa; 

  • Resolução simples de problemas em segundos com ferramentas eficientes.  

A seguir, conheça alguns dos recursos dessa ferramenta. 

Controle remoto avançado 

Com o Remote Access Plus, você pode contar com suporte aos computadores de sua rede, em movimento. Inclusive, terá compartilhamento remoto do desktop de acordo com HIPAA (Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde). 

Além disso, a ferramenta presta assistência a computadores Windows, Mac e Linux com recursos de última geração. 

Gerenciador de sistemas 

O software de acesso remoto da Centric conta, ainda, com mais de 12 ferramentas práticas para resolver problemas remotamente com alta velocidade. Com ele, você pode gerenciar processos e serviços de modo muito mais fácil.  

Inclusive, a solução conta com prompt de comando para acesso, gerenciamento de usuários, registro, compartilhamentos, arquivos, impressoras, entre outros. 

Chat de voz e vídeo 

O Remote Access Plus permite a colaboração instantânea de técnicos e usuários. Ela disponibiliza chat de voz, vídeo e texto para auxiliar de forma remota qualquer um deles em cada fase da resolução de problemas. 

Wake on LAN 

A ferramenta possibilita que você ligue equipamentos remotamente de forma instantânea. Inclusive, pode obter um status de agente detalhado e reinicializar por demanda os computadores remotos que estão desligados, individualmente ou em grande quantidade com alguns cliques. 

Desligamento remoto 

Outra função da solução inteligente capaz de reduzir custos de execução é o desligamento remoto.  

Você poderá saber quais são os computadores ativos sem usuários ativos e, desse modo, desligá-los remotamente, bloqueá-los ou os colocar para em pausa – individualmente ou em massa. 

Poderosos relatórios 

O Remote Access Plus viabiliza a obtenção de relatórios prontos para auditorias em tempo real. Você pode manter registros sobre as atividades produzidas por meio da ferramenta.  

Com isso, você vai ganhar total visibilidade sobre as sessões remotas iniciadas, exportações de valores dos registros e histórico de bate-papos. 

Enfim, deu para perceber como o software de acesso remoto da Centric apresenta grandes vantagens, não é mesmo? Pois bem, saiba escolher a ferramenta ideal para o seu negócio e otimize os processos da sua empresa!  

Gostou deste texto, que tal conhecer melhor o Remote Access Plus da Centric?