Siga nossas redes sociais:

Conheça as tecnologias para 2024! 

tecnologias 2024

Conheça as tecnologias para 2024! 

A inovação avança rapidamente e as previsões de tecnologias para 2024 são surpreendentes. Novas melhorias e ferramentas surgem a cada dia – que prometem transformar o modo como as pessoas vivem e trabalham.  

E essa realidade não é diferente nas empresas, pois é preciso se atentar às novas soluções para conseguir se destacar e ficar à frente da concorrência.

Por isso, é indispensável estar conectado com as tecnologias que estarão em evidência em 2024. Ao dominar as potencialidades da inteligência artificial generativa, das aplicações inteligentes e de outras soluções, o seu negócio estará bem mais competitivo e atraente para o público-alvo.

Neste texto, vamos explorar cada uma delas e como podem afetar o mundo neste ano. Continue lendo e confira!  


Importância da evolução de tecnologias para 2024 

A evolução de tecnologias para 2024 é essencial para o progresso econômico, social e científico. Com elas, é possível automatizar tarefas, além de aumentar a eficiência – o que gera benefícios para empresas e indivíduos.  

Inclusive, as novas tecnologias também têm o potencial de melhorar a qualidade de vida e ajudar a resolver problemas globais, como mudanças climáticas e acesso à saúde.  

Sendo assim, com o uso de novas soluções ao seu favor, é possível que as empresas possam estimular a inovação, bem como incentivar a criação de novos mercados e empregos.  

Enfim, a evolução tecnológica é fundamental para o avanço da sociedade, assim como é importante para que organizações possam se manter competitivas no cenário mundial. 

Tendências de tecnologias para 2024

Agora que você entendeu como é importante contar com a tecnologia, saiba quais delas são tendências em 2024.  

Inteligência Artificial Generativa ainda mais difundida

É inquestionável que a inteligência artificial generativa (GenAI) continuará em evidência por vários motivos. Além da democratização do acesso a esse recurso, o aumento da produtividade é outro benefício proporcionado que tem despertado o maior interesse em companhias de diversos segmentos.

E a tendência é que a GenAI esteja cada vez mais presente no mundo corporativo nos próximos anos.


De acordo com o Gartner, mais de 80% das instituições adotarão APIs e modelos de GenAI até 2026, para potencializar o desempenho.

Esse movimento tem como uma das principais causas o fato de a inteligência artificial generativa difundir a troca de informações e apoiar o desenvolvimento e a execução de projetos que priorizam a melhoria do atendimento aos clientes.


Também vale destacar que esse modelo de tecnologia contribui para o engajamento dos trabalhadores. Isso porque permite uma gestão do conhecimento que se baseia em um estilo mais democrático e menos formal, o que facilita assimilar as informações e aprimorar a execução dos serviços.


Aplicações inteligentes


A automação dos serviços é uma das metas mais perseguidas por grande parte das companhias na conjuntura atual. Esse aspecto tem fortalecido uma maior adesão às intelligent applications (aplicações inteligentes), que se caracterizam por possibilitar um aprendizado para respostas adequadas e autônomas às demandas corporativas e às dos clientes.


Para as aplicações inteligentes serem empregadas, é indicada a adoção de diversos recursos relacionados com a inteligência artificial, como armazenamento de vetores, aprendizado de máquina e dados conectados. Tudo isso colabora para gerar experiências que estejam mais adaptadas às necessidades dos usuários e conectadas com as principais tecnologias para 2024.

Em virtude disso, há um campo favorável para a expansão das aplicações inteligentes. Também contribui para esse cenário a dificuldade de as empresas atraírem e reterem talentos, o que tem aumentado a importância dos recursos tecnológicos para impactar positivamente no atendimento ao público-alvo.

Sustentabilidade como força para a inovação  


A sustentabilidade se tornou uma verdadeira força motriz da inovação tecnológica. A crescente preocupação com o impacto ambiental das atividades humanas fez com que empresas e governos busquem meios de tornar suas operações mais eficientes e menos prejudiciais ao meio ambiente.  

Isso proporciona o desenvolvimento de novas tecnologias para 2024, que buscam diminuir o uso de recursos naturais, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e minimizar o impacto ambiental de suas atividades. 

Como exemplos disso, podemos citar a energia solar e eólica, que estão se tornando cada vez mais populares como fontes de energia limpa e renováveis. Ademais, a robótica e a internet das coisas são usadas para tornar as fábricas e os edifícios mais eficientes e para monitorar e reduzir a utilização de recursos naturais. 


Dessa forma, a inovação sustentável também passa por incentivos por meio de políticas governamentais e investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Ou seja, tudo isso tem o potencial de criar mercados e empregos, além de contribuir para um futuro mais sustentável. 

Machine Customers


Facilitar o processo de compras é uma das prioridades de muitas organizações, porque é uma maneira de reduzir custos e dinamizar os serviços. Sem dúvida, esse aspecto cria um contexto favorável para a adoção de clientes-máquina (machine customers, também denominados de custobots).


Esse recurso tem como principal característica a negociação e a aquisição autônoma de bens e serviços em troca de pagamento. Por apresentar essa habilidade, tem um grande potencial para ajudar as companhias a alcançar resultados financeiros mais expressivos nos próximos anos.


Uma boa estratégia de compras não pode desprezar as oportunidades de melhoria geradas pelo avanço tecnológico. Inegavelmente, isso é um ponto favorável para a machine customers ser uma tendência cada vez mais sólida entre as tecnologias para 2024.


AIOPS


A inteligência artificial também pode ser perfeitamente aplicada no segmento de Tecnologia da informação. A maior prova disso é a AIOps, recurso adotado para as operações de TI que adota o aprendizado de máquina para expandir os níveis de eficiência e automação dos serviços.

Essa ação se torna viável com o uso de algoritmos avançados que analisam enormes volumes de dados, identificam padrões, estimam eventuais problemas e tomam decisões de maneira autônoma.

A partir da AIOps, as empresas têm mais condições de aperfeiçoar o rendimento dos sistemas, aumentar a disponibilidade dos serviços e diminuir o tempo para mitigar problemas. Isso possibilita melhorar a experiência dos usuários.

Enfim, como você percebeu ao longo do texto, são várias as tecnologias para 2024 que prometem revolucionar vários segmentos. Por isso, é preciso aproveitar o que elas oferecem para estar à frente dos seus concorrentes e se destacar no mercado.  


Gostou deste conteúdo? Que tal saber mais sobre a indústria 4.0 e entender o futuro do setor?