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Conheça o AD Self Service e aumente a produtividade do seu Help Desk

Conheça o AD Self Service e aumente a produtividade do seu Help Desk

Conheça o AD Self Service e aumente a produtividade do seu Help Desk

A capacidade de acompanhar as demandas e resolvê-las de forma correta é um dos fatores mais importantes para que um time de Help Desk atinja uma performance de alto nível. Para isso ser plenamente viável, uma boa alternativa é apostar no Ad Self Service.

Essa solução proporciona aos gestores uma visão plena de como está o atendimento aos chamados. Isto é extremamente importante para que os serviços sejam executados com maior facilidade e deixem os usuários mais satisfeitos.

Neste artigo, vamos apresentar diversos detalhes sobre o funcionamento dessa ferramenta, bastante indicada para aqueles que desejam melhorar o rendimento do Help Desk. Confira!

O que é o Ad Self Service?

É uma solução utilizada para a gestão de senhas com alto nível de segurança. Baseado na Web, esse recurso permite aos usuários de domínio fazer a redefinição de senha.

A ferramenta também possibilita desbloquear a conta e atualizar automaticamente os dados pessoais. Além disso, o Ad Self Service é capaz de suportar o Active Directory local e os aplicativos em nuvem para o gerenciamento de senha.

Por isso, é considerado um excelente recurso para o autoatendimento: faz com que os usuários tenham condições de resolver situações simples com rapidez e por conta própria.

Para você entender melhor o Ad Self Service, vamos apresentar características marcantes dessa ferramenta. Acompanhe com atenção!

Permitir a auto redefinição de senha

Nem sempre a equipe do suporte está disponível no momento adequado para modificar uma senha. Essa situação incomoda bastante os colaboradores, porque faz perder tempo com algo que influencia diretamente no acesso aos sistemas corporativos.

Com a auto redefinição de senha, o usuário pode redefinir a senha de domínio de forma remota por um navegador Web sem a presença de terceiros. Essa atividade tão corriqueira, sem dúvida, libera a equipe do Help Desk para resolver chamados com um grau de complexidade maior.

Comunicar sobre a expiração de senha

É muita burocracia informar aos colaboradores que uma senha vai ser expirada de forma manual. Neste modus operandi, o integrante do Help Desk é obrigado a enviar essa comunicação pelo e-mail, por exemplo.

Com o Ad Self Service, essa informação pode ser enviada, de forma automática, por e-mail, SMS ou notificações no dispositivo móvel ou desktop. As possibilidades de comunicação são mais amplas e automáticas.

Essa iniciativa faz com que os colaboradores estejam devidamente informados sobre o melhor momento para atualizar suas senhas corporativas.

Além disso, reduz consideravelmente a possibilidade de eles esquecerem de atualizar as senhas, de acordo com as práticas de segurança da informação da companhia.

Sincronizar as senhas

Facilitar a vida dos usuários é um dos fatores que mais justificam o investimento em soluções de Tecnologia da Informação.

Por isso, é relevante contar com um recurso que sincroniza, de maneira automática, as senhas do Active Directory em diversas plataformas, como G Suite, AD Azure, Office 365, Salesforce, entre outras.

Ao adotar esse recurso, os colaboradores terão mais facilidade para acessar ferramentas necessárias para o bom andamento dos serviços. Inegavelmente, isso contribui para que sejam mais produtivos e focados em atingir um bom rendimento.

Garantir mais segurança e consistência

Não basta simplesmente oferecer a possibilidade de autoatendimento aos usuários porque é preciso verificar se as permissões concedidas estão dentro da política de segurança de informação institucional.

Para que esse mecanismo seja viabilizado, o Ad Self Service controla como os usuários poderão utilizar o autoatendimento de forma segura e consistente. Isso, com certeza, contribui positivamente para o andamento dos trabalhos de todos os setores de uma empresa.

    

Reduzir a quantidade de chamados

À medida que os usuários têm condições de resolver algumas demandas por conta própria, maiores são as chances de o Help Desk ser chamado somente em situações que exigem um suporte qualificado.

A consequência disso é que a equipe será menos demandada para resolver situações simples. Afinal, o autoatendimento proporciona aos usuários um ambiente favorável para reduzir a dependência do time de TI.

Um fator positivo desse novo cenário é a possibilidade de reduzir custos para manter a equipe de Help Desk. Agora será possível usar os colaboradores desse setor para outras atividades, tornando a gestão de talentos mais dinâmica e focada na resolução de problemas que necessitam de um atendimento diferenciado.

   

Ter facilidade na configuração

Por ser uma solução de fácil manuseio, o Ad Self Service proporciona aos gerentes a facilidade de classificar e configurar o fluxo do trabalho do Service Desk de forma muito prática e ágil.

Assim, é possível gerenciar as aprovações dos atendimentos realizados e verificar como está sendo adotado o autoatendimento. Com esses dados, o gestor tem uma visão ampla de como estão sendo executados os serviços, o que é muito importante para identificar gargalos e propor alternativas de melhoria a curto prazo.

Proporcionar acesso simplificado aos recursos

É bastante comum que os colaboradores adotem aplicativos em nuvem para executar diversas tarefas do cotidiano em curto prazo. Com o Ad Self Service, é possível ter acesso contínuo aos apps com a segurança que um login único do Active Directory proporciona.

Outro aspecto marcante da ferramenta é permitir aos usuários atualizarem as informações de perfil no Active Directory, o que torna mais prático o acesso a novas soluções tecnológicas adotadas pela companhia.

Por que é melhor instalar o Ad Self Service com a Centric?

Nem sempre é simples implantar uma ferramenta que vai mudar a maneira com que seus colaboradores atuam. Afinal, é preciso que haja não apenas um suporte voltado para a instalação, mas também um cuidado em os orientar a utilizarem o novo recurso com eficiência.

Para aproveitar as funcionalidades e os benefícios do Ad Self Service de forma plena, um bom caminho é apostar nos serviços da Centric. Contamos com profissionais especializados na implantação de soluções tecnológicas que contribuem para o Help Desk e demais setores de uma companhia atingirem um rendimento notável.

Não há dúvidas que contar com um parceiro qualificado faz toda a diferença quando se busca investir em soluções de TI. Por isso, entre em contato com o nosso time agora mesmo! Será um prazer ajudar o seu negócio a evoluir de forma contínua e a atingir o crescimento sustentável!