Siga nossas redes sociais:

Gestão de Redes: Como garantir a segurança e a disponibilidade da sua TI

Gestão de redes

Gestão de Redes: Como garantir a segurança e a disponibilidade da sua TI

Manter o fluxo das informações organizacionais de forma plena e garantir um alto nível de segurança dos dados estão entre os principais objetivos da gestão de redes de TI.

Com os serviços cada vez mais digitalizados, é fundamental oferecer uma experiência que proporcione ao público-alvo mais agilidade, eficiência e menos riscos.


Não é à toa que a administração de redes passou a ser uma das tarefas mais relevantes a serem executadas por profissionais de Tecnologia da Informação.

Afinal, as companhias precisam garantir uma alta disponibilidade das informações e dos serviços, do contrário perderão espaço para a concorrência em curto prazo.


Neste artigo, vamos destacar diversos pontos sobre como gerenciar redes de forma estratégica, apontando como a Centric pode ser uma grande aliada nesse processo. Confira!


O que é gestão de redes


Para você entender melhor essa prática, vale a pena compará-la com o gerenciamento de outros setores diferentes do setor de TI.

Por exemplo, a gestão empresarial tem como foco definir a estratégia para a companhia aproveitar da melhor forma possível os recursos disponíveis para interagir com o público e vender os respectivos produtos e serviços.


Dessa forma, a melhor gestão empresarial busca atingir metas e promover o crescimento do negócio com foco na melhoria contínua.

Essa mesma mentalidade também envolve a gestão de redes. Nela, é fundamental que os trabalhos priorizem a performance de equipamentos e sistemas adotados por uma organização no dia a dia.


Contudo, essa ação não está restrita somente ao desempenho de alguns hardwares (desktops, smartphones e outros gadgets), ela também engloba a infraestrutura de TI (armazenamento de dados, computação em nuvem, internet, redes corporativas etc.).

Por isso, esse gerenciamento deve ser feito seguindo as melhores práticas do mercado.


Ou seja, deve haver um trabalho que execute iniciativas importantes para o bom funcionamento de uma rede, como o monitoramento das informações, diagnóstico de eventuais ameaças e a configuração adequada dos ativos.

Assim, uma empresa estará mais preparada para utilizar os recursos digitais com eficiência.


Entenda a importância da gestão de redes para a disponibilidade de TI


A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige das organizações uma adoção mais ampla de medidas direcionadas para mitigar riscos e ameaças relacionados com o bom funcionamento dos ativos de TI.


Nesse cenário, é imprescindível ter um cuidado extremo com a gestão de redes, porque um vazamento ou roubo de dados pode gerar uma multa de até R$ 50 milhões.

Além disso, um incidente de TI pode provocar um dano considerável à reputação institucional, que dificilmente será amenizado em curto prazo.


Essa conjuntura mostra como é vital adotar práticas de segurança voltadas para minimizar os riscos de prejuízos causados por um ataque cibernético. O ideal é haver um inventário amplo dos recursos adotados (cabos, computadores, sistemas, roteadores, hubs, switches, entre outros).


Outra medida recomendada é configurar adequadamente os sistemas operacionais, os softwares de rede e as soluções de gerenciamento. Tudo isso contribuirá também para monitorar o desempenho e identificar eventuais ameaças que possam afetar a disponibilidade dos dados e serviços.


Vale ainda ressaltar que uma política de segurança da informação é peça-chave para uma gestão de redes exemplar. O motivo é que vai ajudar uma companhia a usar as melhores soluções tecnológicas (antivírus, firewall etc.) para manter os ativos mais seguros e minimizar a presença de vulnerabilidades.


Além da disponibilidade de TI, entenda outros benefícios da gestão de redes


É inquestionável que o gerenciamento de redes oferece uma gama de vantagens significativas. Com o intuito de ajudar você a entendê-las com mais profundidade, vamos apresentar os benefícios mais impactantes para o seu negócio. Leia com atenção!


Melhoria da segurança de rede


A partir de um gerenciamento devidamente executado, torna-se mais fácil monitorar a performance da rede e identificar as ameaças que devem ser eliminadas o mais rápido possível.

Uma gestão de redes estratégica também colabora para investir em soluções de TI que deixam o ambiente mais protegido contra-ataques cibernéticos mais nocivos.


À medida que uma empresa está conectada com as melhores práticas de segurança da informação, menores são os riscos de sofrer incidentes de maior gravidade. Sem dúvida, esse já é um ótimo motivo para manter o foco na evolução constante dos mecanismos de administração de rede.


Diminuição de possíveis interrupções


Por maior que seja a atenção com o rendimento dos ativos, a possibilidade de paradas imprevistas sempre existirá.

E para uma gestão de redes ser de alto nível, um bom caminho é adotar a manutenção preventiva de equipamentos e sistemas importantes para o funcionamento adequado do ambiente.

Com uma organização atenta sobre os cuidados preventivos, uma empresa terá mais chances de reduzir, ao máximo, a probabilidade de interrupções. É um ponto que deve ser bastante valorizado pelos gestores, porque potencializa o uso dos recursos de TI disponíveis no momento.


Aumento da produtividade da empresa


Uma gestão de redes tem como uma das principais vantagens permitir que os funcionários tenham um melhor desempenho, ou seja, apresentem uma maior produtividade.

A redução de paradas imprevistas faz com que os colaboradores possam aproveitar bastante as soluções de TI fornecidas com eficiência.


Dessa forma, a equipe tem um cenário favorável para executar as tarefas rapidamente e com ótima qualidade.

O resultado dessa combinação é propiciar um melhor atendimento aos consumidores, o que é fundamental para fidelizar e aumentar as vendas. Tudo isso mostra como é válido investir em recursos voltados para a expansão da produtividade


Redução de custos


Qual é o prejuízo estimado por uma paralisação imprevista? Qual é o custo de uma manutenção emergencial que poderia ter sido evitada? Não há dúvidas de que as respostas mostram como a gestão de redes é decisiva para diminuir despesas.


Com a redução de custos ligados à manutenção de ativos de TI, uma empresa cria um cenário favorável para investir não apenas na qualificação dos empregados, mas também em soluções tecnológicas capazes de agregar valor ao negócio.



Conheça as soluções de Gestão de Redes da Centric


Para uma gestão de redes de alto nível, é indispensável contar com uma parceria sólida e experiente no mercado de TI. Nesse sentido, a Centric se caracteriza por disponibilizar uma série de ferramentas voltadas para uma administração perfeita do ambiente de Tecnologia da Informação.


Um bom exemplo disso envolve as soluções fornecidas, em conjunto com a ManageEngine, que englobam a segurança de servidores, a performance de redes, o controle de acessos, o uso da nuvem, o gerenciamento de dispositivos móveis, entre outras atividades.


Se está priorizando uma gestão de redes diferenciadas para o seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo! A nossa equipe está à disposição para te mostrar as alternativas ideais para a sua infraestrutura de TI ser mais segura e eficiente.